Soldado ferido recebe 1º transplante de pênis e escroto

Passa bem o soldado norte-americano que recebeu o primeiro transplante de pênis e escroto do mundo.
A operação foi feita por cirurgiões da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland, EUA.
O soldado foi ferido na região genital por uma bomba escondida, no Afeganistão.
O pênis, o escroto e parte da parede abdominal foram transplantados de um doador falecido.
Os médicos dizem que o soldado deverá recuperar a função sexual, o que seria impossível se a equipe tivesse feito uma reconstrução do pênis, em vez do transplante.
A operação foi feita no dia 26 de março por 11 cirurgiões, levou 14 horas e foi divulgada agora.
A cirurgia
Em termos médicos, a cirurgia é chamada de alotransplante composto vascularizado – um processo que envolve o transplante de pele, ossos, músculos, tendões e vasos sanguíneos.
“Enquanto amputações de extremidades são deficiência visível … alguns ferimentos de guerra ficam escondidos e o seu impacto não é muito apreciado por outros”, disse o Dr. WP Andrew Lee, chefe de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Universidade Johns Hopkins, durante uma telebriefing nesta segunda-feira, 23.
Lee chamou os ferimentos de genitália “uma lesão não pronunciada da guerra”.
“Em um 2014 simpósio co-patrocinado pela Johns Hopkins, intitulado ‘Intimidade após lesão’, ouvimos dos cônjuges, famílias e cuidadores destes guerreiros feridos o impacto devastador dos ferimentos geniturinário sobre sua identidade, auto-estima e relacionamentos íntimos, “ele disse.
Recuperação
O soldado operado, disse em um comunicado divulgado pela universidade: “Quando acordei me senti bem”.
Especialistas da equipe cirúrgica esperam que o soldado esteja totalmente recuperado de seis a 12 meses.
O dr. Rick Redett, diretor clínico do programa de transplante geniturinário, disse que ele receberá alta hospitalar esta semana.
A equipe de transplante também disse que a universidade aprovou 60 cirurgias de transplantes genitais como parte do programa.
História
O primeiro transplante de pênis nos EUA foi em 2016 no Massachusetts General Hospital, em Boston.
Em 2014, os cirurgiões sul-africanos realizaram o primeiro transplante de pênis bem sucedido no mundo.
No ano seguinte foi anunciado que o homem transplantado conseguiu engravidar sua mulher.
Com informações da BBC e SnB

Teve um dia ruim? Ciência aponta 6 maneiras simples de melhorar o humor
Vacina brasileira inédita contra malária é liberada pela Anvisa para testes em humanos
Deu certo! Paciente de 63 anos recebe sangue raríssimo enviado de avião do CE para MG
Pacientes que ficaram cegos voltam a detectar objetos com terapia genética e óculos especiais; estudo
Carreta que detecta câncer de pulmão ganha prêmio após diagnosticar 18 casos na Bahia
Nova injeção destrói células de gordura localizada sem cirurgia, revela estudo
Caetano Veloso e artistas farão show em Copacabana dia 18: Ato Musical Pela Democracia
Professor segura bebê de aluna no colo para ela não perder a aula, na Paraíba; vídeo
Dia do Professor: homenagem aos 2,4 milhões de docentes que transformam e salvam vidas
Fim da escala 6×1: seis momentos da história em que empresários disseram que Brasil ia quebrar e não quebrou
Fim da escala 6×1: veja quando começam as duas folgas semanais e a jornada de 40 horas
Senado aprova fim da escala 6×1 por 75 votos a 1 em dois turnos: trabalhar 5 dias e folgar 2