Comer uma laranja por dia reduz risco de cegueira: pesquisa

993
Foto: Reprodução Daily Mail
Foto: Reprodução Daily Mail

Comer apenas uma laranja por dia pode prevenir uma causa comum de cegueira, diz uma nova pesquisa da Universidade de Sydney, na Austrália.

Oa cientistas descobriram que o consumo de frutas cítricas populares reduz o risco de desenvolvimento de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que afeta a visão central em 60%, segundo um estudo.

O autor principal, o professor Bamini Gopinath, da Universidade de Sydney, explica que “os dados mostram que os flavonóides encontrados nas laranjas parecem ajudar a proteger contra a doença.

“Os flavonóides são poderosos antioxidantes encontrados em quase todas as frutas e vegetais e têm importantes benefícios anti-inflamatórios para o sistema imunológico.”

Apesar de também serem encontrados em outros produtos, como maçãs, por razões obscuras, apenas os antioxidantes nas laranjas protegem contra a perda de visão.

O estudo do professor Gopinath adotou uma nova abordagem.

“Nossa pesquisa é diferente, porque nos concentramos na relação entre flavonóides e degeneração macular”, diz.

“Os flavonóides são poderosos antioxidantes encontrados em quase todas as frutas e vegetais, e têm importantes benefícios anti-inflamatórios para o sistema imunológico”.

Pesquisa

Os pesquisadores analisaram 2.037 adultos com uma idade média de 49 anos até 15 anos.

As dietas dos participantes foram avaliadas por meio de questionários de alimentos.

Os resultados sugerem que a ingestão de laranjas protege contra a DMRI, em comparação a nunca ingerir frutas.

O professor Gopinath acrescentou: “Até mesmo comer uma laranja uma vez por semana pode oferecer benefícios significativos”.

Os resultados foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition.

Com informações do Daily Mail