Pessoas que escrevem coisas positivas vão menos ao médico

Escrever sobre emoções positivas pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade – e assim, melhorar a saúde mental – revela um novo estudo, publicado no British Journal of Health Psychology.
O estudo da Northumbria University, em Londres, no Reino Unido, mostrou a que focar nos aspectos positivos da vida reduz o estresse do ser humano.
Escrever sobre experiências alegres durante 20 minutos por dia, durante três dias consecutivos, melhorou o humor das pessoas pesquisadas e levou a menos visitas ao médico.
As pessoas com menos tempo, que escreveram apenas dois minutos por dia, também fizeram menos queixas de saúde.
Estudos anteriores mostravam que escrever sobre experiências positivas pode melhorar o seu humor, mas ainda não havia a comprovação de que efeito isso poderia ter no estresse e na ansiedade.
Tipos de assuntos
Para o estudo, os pesquisadores observaram o efeito de escrever sobre experiências que vão desde a inspiração por um bom livro, pintura ou música, até se apaixonar.
Isso poderia reduzir o estresse, a ansiedade e as queixas comuns de saúde, como dor de cabeça, dor nas costas, tosse e resfriados.
Eles também queriam saber o quão isso era útil para todas as pessoas, independentemente do nível de sofrimento delas.
Teste
Os cientistas recrutaram 71 participantes saudáveis, com idades entre 19 e 77 anos, e distribuíram estas pessoas de forma aleatória num dos dois grupos.
Eles pediram a um grupo (37 participantes) para escrever sobre as experiências mais maravilhosas de suas vidas por 20 minutos por dia, durante três dias consecutivos, e pediram ao outro grupo (34 participantes) para escrever sobre um tópico neutro, como seus planos, pelo resto do dia, no mesmo período de tempo.
Os níveis de ansiedade foram medidos imediatamente antes e depois de terem completado sua tarefa de escrita.
Resultados
Naquelas pessoas que escreveram sobre experiências positivas houve uma redução maior na ansiedade, em comparação com aquelas que escreveram sobre tópicos neutros.
Os participantes também relataram seus níveis de estresse, ansiedade e queixas de saúde física quatro semanas depois de terem concluído as tarefas de escrita.
O estresse e ansiedade deles diminuíram significativamente, em comparação com os níveis relatados antes de completarem as tarefas de escrita.
Escrever sobre momentos felizes foi eficaz, independentemente dos níveis de sofrimento que as pessoas relataram no início do estudo.
Vantagens
Naturalmente, a escrita emocional pode não ser para todos. Traços de personalidade, problemas que expressam emoções, ou um desinteresse por escrita, podem significar que, para algumas pessoas, existem maneiras melhores de lidar com emoções negativas.
Uma vantagem de escrever sobre emoções positivas para combater o estresse e a ansiedade é sua simplicidade.
Ao contrário de muitas outras estratégias para melhorar o bem-estar psicológico, essa tarefa não precisa de treinamento ou tempo gasto com um terapeuta.
As pessoas podem fazer isso na hora e local mais convenientes… e não paga nada.
Com informações do Daily Mail

Cirurgião brasileiro opera paciente a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo