Seis benefícios de praticar a gratidão: pesquisa

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A gratidão é mais do que um simples “obrigado”, um agradecimento rápido a alguém que te ajudou ou foi gentil. É um sentimento profundo, um gesto de reconhecimento que permanece dentro das pessoas, fica na memória, pode durar muito tempo e provocar felicidade.

Mais que isso: estudos mostram que as pessoas gratas dormem melhor, têm mais paciência, relacionamentos melhores, mais autocuidado, têm felicidade mais duradoura e alívio na depressão.

Sim, a gratidão pode ser um “remédio” para vários problemas da humanidade e o ideal é que seja praticada diariamente. De manhã, ao acordar, à noite antes de dormir, ou na hora em que você desejar.

A revista norte-ameriana Time publicou os benefícios de praticar a gratidão e a gente reproduz 6 deles aqui pra você:

  1. Melhorar seu relacionamento
    De acordo com um estudo no Journal of Theoretical Social Psychology, sentir-se grato pelo seu parceiro – e vice-versa – pode melhorar vários aspectos do seu relacionamento, incluindo sentimentos de conexão e satisfação geral do casal. “Ter um parceiro que seja grato por você ou você ser grato pelo outro” pode ajudar sua vida amorosa, diz Emma Seppälä, pesquisadora de felicidade das Universidades de Stanford e Yale e autora de The Happiness Track. (Seppälä não estava envolvido com a pesquisa.)
  2. Dormir melhor
    “Conte bênçãos, não ovelhas”, diz Seppälä. Pesquisas no Journal of Psychosomatic Research descobriram que sentir-se grato ajuda as pessoas a dormir melhor e por mais tempo. É provável que “você tenha mais pensamentos positivos antes de ir dormir”, diz Seppälä (que não esteve envolvido no estudo), o que pode acalmar o sistema nervoso. Se você for fazer uma lista de gratidão diária, Seppälä recomenda escrever antes de dormir.
  3. Aliviar a depressão
    Thompson, o cientista cognitivo, diz que os experimentos mostraram que as pessoas participam do exercício das “três coisas boas” – que leva as pessoas a pensar em três bons momentos, ou coisas que aconteceram naquele dia – tiveram melhorias consideráveis na depressão e na felicidade, em poucas semanas. “Se houvesse uma droga que fizesse isso, quem patenteasse essa droga seria rico”, diz Thompson. “A gratidão é muito poderosa.”
  4. Felicidade duradoura
    Muitas coisas, desde um elogio até um tratamento gentil, podem trazer pequenas explosões de felicidade. Coisas rápidas, que passam logo, explica Seppälä, o que deixa você mais ansioso. Porém, “a gratidão é algo que leva a formas de felicidade muito mais sustentáveis, porque não se baseia em agradecimentos rápidos; é um estado de espírito ”, diz ela. Se você costuma reservar tempo para expressar gratidão de verdade, é provável que você veja os resultados.
  5. Mais paciência
    Uma pesquisa da Northeastern University descobriu que as pessoas que se sentiam gratas por coisas pequenas e cotidianas eram mais pacientes e mais capazes de tomar decisões sensatas, em comparação àquelas que não se sentiam muito gratas no dia-a-dia. Quando 105 estudantes de graduação foram solicitados a escolher entre receber uma pequena quantia de dinheiro imediatamente ou uma quantia maior em algum momento no futuro, por exemplo, os estudantes que demonstraram mais gratidão em experimentos anteriores conseguiram mais dinheiro.
  6. Melhora o autocuidado
    Em um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences, os pesquisadores pediram que as pessoas classificassem seus níveis de gratidão, saúde física e saúde psicológica e a probabilidade de praticarem comportamentos de melhoria de bem-estar, como exercícios, alimentação saudável e médico. Eles encontraram correlações positivas entre gratidão e cada um desses comportamentos, sugerindo que ser grato ajuda as pessoas a apreciar e cuidar de seus corpos.

Com informações da Time