Lavanda pode substituir drogas pra ansiedade, diz a ciência

A lavanda realmente relaxa! Cientistas japoneses descobriram que a flor perfumada pode ajudar as pessoas a relaxar e ser uma alternativa mais segura às drogas ansiolíticas.
Pesquisadores da Universidade de Kagoshima demonstraram que ratos que foram expostos ao aroma da flor tinham menos sinais de ansiedade. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Behavioral Neuroscience.
Os cientistas descobriram que o cheiro do composto de lavanda vaporizado ajudaria o rato a relaxar. Ela tem Linalol, que faz desencadear “sinais olfativos” que levam ao relaxamento.
“Como em estudos anteriores, descobrimos que o odor de linalol contido na Lavanda tem um efeito ansiolítico [anti-ansiedade] em camundongos normais”.
“Na medicina popular, há muito se acredita que compostos odoríferos derivados de extratos de plantas podem aliviar a ansiedade”, disse o co-autor do estudo, Hideki Kashiwadani.
Mais seguro
O arbusto roxo pode ser uma alternativa mais segura às pílulas para dormir, sugere o estudo.
Os benzodiazepínicos contidos nos remédios para dormir têm sido associados a uma série de efeitos colaterais, incluindo problemas de memória, crescimento da mama masculina e até mesmo defeitos congênitos.
O Xanax e Valium, entram na corrente sangüínea através das vias aéreas e depois têm um efeito direto sobre os receptores das células do cérebro, conhecidos como GABAARs.
Mas quando os camundongos foram pré-tratados com o medicamento flumazenil, que bloqueia as drogas, eles não experimentaram nenhum efeito calmante.
“Quando combinados, esses resultados sugerem que o linalol não atua diretamente nos receptores GABAA, como fazem os benzodiazepínicos”, explicou Kashiwadani.
“Mas deve ativá-los através de neurônios olfativos no nariz, a fim de produzir seus efeitos relaxantes”.
“Nosso estudo também abre a possibilidade de que o relaxamento visto em camundongos alimentados ou injetados com linalol poderia, de fato, ser devido ao cheiro do composto emitido em sua respiração exalada.”
Ele acrescenta que mais pesquisas são necessárias para determinar a segurança e eficácia do linalol quando tomadas através de diferentes rotas antes que ele possa ser testado em seres humanos.
“Esses resultados, no entanto, nos aproximam do uso clínico do linalol para aliviar a ansiedade”, acrescentou Kashiwadani.
Acalma na cirurgia
A lavanda também pode ser usada para acalmar os pacientes antes de cirurgias ou aqueles que lutam para tomar medicação, como crianças ou idosos.
Em cirurgia, por exemplo, o pré-tratamento com ansiolíticos pode aliviar o estresse pré-operatório e, assim, ajudar a colocar os pacientes sob anestesia geral de forma mais suave.
O linalol vaporizado também pode fornecer uma alternativa segura para pacientes com dificuldades de administração oral ou supositório de ansiolíticos, como lactentes ou idosos confusos.
Até 40 por cento das pessoas sofrem de ansiedade em todo o mundo em algum momento de suas vidas.
Com informações do Daily Mail

Mais um paciente tetraplégico mexe os braços e dedo do pé, após receber a polilaminina; vídeo
Cientistas descobrem chave para “acordar” sistema imunológico contra o câncer
Depois de sentir a perna, jovem que recebeu polilaminina agora conseguiu mexer o dedo; vídeo
Polilaminina: neurologista de SP com lesão na coluna diz como está melhorando
Nova vacina experimental contra HIV, em dose única, ensina o corpo a se defender da doença; pesquisa
Jovem volta a ouvir após cirurgia e chora de alegria: perdeu audição na infância; vídeo
Barbeiro herói salva duas crianças que estavam em carro desgovernado: “usado por Deus”; vídeo
Gentileza: motociclista para e ajuda idosa a atravessar avenida no meio da chuva; vídeo
Lei reconhece vínculo afetivo com pets e permite sepultamento junto do tutor
Menina que luta contra o câncer recebe 60 mil mensagens de aniversário; solidariedade
Fantasias de policiais para prender ladrões de celular no Carnaval deram certo; vídeo