Fundação prepara jovens para pós-graduação nos EUA, de graça

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Fundação prepara jovens para pós-graduação nos EUA, de graça
Foto: Divulgação

A Fundação Lemann vai preparar jovens para fazerem pós-graduação, de graça, nos EUA.

A iniciativa Ponte de Talentos é um programa inédito para orientar as candidaturas de até 20 pessoas que desejam cursar mestrado ou doutorado nos Estados Unidos nas áreas de educação, saúde, gestão e políticas públicas em universidades como Harvard, Columbia, Stanford, MIT e Illinois at Urbana-Champaign (UIUC).

A fundação oferece 10 meses de curso de inglês, orientação educacional e vai arcar com os custos do processo de candidatura, incluindo materiais de estudo, provas e testes de proficiência, taxas de inscrição e taxas para envio de documentos.

No final do programa, os estudantes selecionados por instituições parceiras da Lemann Fellowship vão poder concorrer às bolsas de estudo.

Segundo Felipe Proto, gerente de projetos da Fundação Lemann, o país possui pessoas talentosas e com vontade de mudança, mas que não conseguem atingir seu potencial por causa de barreiras econômicas.

“Se a pessoa pensar em estudar em Harvard, ela vai gastar de 1 mil a 3 mil dólares apenas na aplicação, sem falar das provas, depois a moradia, a mensalidade do curso, o material de estudo. É uma barreira e, infelizmente, faz com que muitos acreditem que não podem estudar lá fora”, comenta Proto.

Inscrições

Para diminuir desigualdades e promover a inclusão, a seleção vai priorizar candidatos negros, indígenas e de baixa renda.

As inscrições vão até dia 10 de fevereiro pelo site do Ponte de Talentos.

Para participar, os candidatos precisam ter concluído graduação em qualquer curso.

No caso do doutorado, os interessados devem ter concluído o mestrado até dezembro de 2018.

É necessário ter o nível intermediário de inglês.

Também é preciso trabalhar com impacto social, ou estudar temas relacionados à educação, saúde, economia, arquitetura e urbanismo, jornalismo, gestão e políticas públicas.

Com informações da Exame

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube