Coral brasileiro conquista primeiro lugar em festival internacional

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Coral brasileiro conquista primeiro lugar em festival internacional
Foto: Divulgação

Um coral brasileiro ficou em primeiro lugar na terra de Mozart, na Áustria.

O coro juvenil São Vicente a Cappella, de alunos e ex-estudantes do Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, Rio de Janeiro, venceu o Suma Cum Laude — International Youth Music Festival, realizado em Viena, a meca da música.

O grupo, que empatou na primeira posição com o coro KwaZulu-Natal Youth Choir, da África do Sul, ainda vai fazer mais três concertos na Áustria, antes de voltar para casa.

O coral de 37 vozes teve que se esforçar, sem patrocínio, e agora enfrenta nova batalha.

“Um coro brasileiro ganhar o primeiro lugar cantando Mozart na terra de Mozart é demais para a gente. E isso porque nós cantamos sobretudo música brasileira” contou a professora Patricia Costa.

Ela levou balões brancos para o palco quando os jovens cantaram “Lua, lua, lua”, de Caetano Veloso.

Após o sucesso em Viena, o coral já recebeu convite para participar do Festival da Bratislava, na Eslováquia.

Financiamento coletivo

A comissão é formada por 60 pessoas, sendo 37 do coral e 12 educadores musicais e regentes musicais que se engajaram de diversas partes do país, como Paraná e São Paulo, pagando do próprio bolso.

Para viabilizar a ida de todo, eles fizeram um comitê junto com os pais e prepararam duas campanhas de financiamento coletivo, além de feijoada, rifas, concertos com bilheteria, e investimento das próprias famílias dos alunos.

Assim, conseguiram juntar em torno de R$ 500 mil.

Pelo sétimo ano participando do coral, o jovem João Pedro Romano, de 22 anos, deseja que o título, que não tem prêmio em dinheiro, seja usado como um trampolim para a divulgação do canto coral no Brasil.

“Acredito que deveria ser obrigatório nas escolas. Cria uma relação de confiança tão forte entre os membros, além de apresentar novos estilos musicais”, diz o jovem João Pedro

“É muito estranho chegar aqui na Europa e ver criancinhas tocando milhares de instrumentos, cantando músicas sacras, populares, diversos estilos belíssimas e, quando você olha pra nossa realidade, o canto coral no Brasil é associado a “coisa de velho” ou igreja”, acredita.

O coro foi fundado em 1999 e os cantores têm entre 12 e 24 anos.

Assista ao show desse coral que fez a diferença na Europa:

Aqui a passagem de som:

Youtube tumbnail video

Com informações de O Globo

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube