Paciente toca violino na cirurgia e médicos retiram tumor cerebral

Foto: King's College HospitalFoto: King's College Hospital

Uma cena rara na medicina. Uma paciente com tumor cerebral tocou violino durante a cirurgia e ajudou os médicos a retirá-lo com precisão.

A cirurgia foi realizada este mês e registrada em vídeo pelo King’s College Hospital, em Londres.

As imagens mostram os cirurgiões retirando o tumor de Dagmar Turner, de 53 anos, enquanto ela toca o instrumento. (vídeo abaixo)

O tumor estava localizado no lobo frontal direito do cérebro, perto de uma área que controla os movimentos da mão esquerda – essencial para que ela pudesse tocar.

Ele evoluía desde 2013, depois que a musicista sofreu uma convulsão durante uma sinfonia.

Mesmo fazendo radioterapia, o tumor continuava a crescer até medir 8 x 4 centímetros.

Violino durante cirurgia

Dagmar foi acordada no meio da complexa cirurgia cerebral de seis horas.

Um dos médicos lhe entregou o violino e pediu para ela tocar escalas.

Isso permitiu que cirurgiões identificassem as áreas onde deveriam mexer e evitar as áreas do cérebro ativadas enquanto ela tocava.

A operação bem-sucedida foi liderada pelo professor Keyoumars Ashkan.

“Sabíamos o quão importante o violino é para Dagmar, por isso era vital que preservássemos a função nas áreas delicadas do cérebro que lhe permitiam tocar. Conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas suspeitas de atividade agressiva, mantendo a função completa na mão esquerda”, disse o cirurgião.

“Foram todos esses detalhes do controle da mão esquerda, por exemplo, alguém tocando violino, a pressão na corda, todos aqueles movimentos rápidos que se moviam entre uma corda e outra. Era isso que era incomum para nós”, afirmou.

Gratidão

Dagmar toca na Orquestra Sinfônica de Isle of Wight e tem um filho de 13 anos.

Por causa das dificuldades frente ao tratamento ela começou a considerar a cirurgia no ano passado.

“O violino é minha paixão – eu toco desde os 10 anos de idade. O pensamento de perder minha capacidade de tocar era de partir o coração, mas, sendo musicista, o professor Ashkan entendeu minhas preocupações”, disse.

“Ele e a equipe da King’s fizeram o possível para planejar a operação – desde mapear meu cérebro até planejar a posição em que eu precisava estar para jogar. Graças a eles, espero voltar em breve à minha orquestra”, planeja.

Estímulo

‘O King’s é um dos maiores centros de tumores cerebrais do Reino Unido. Realizamos cerca de 400 ressecções – remoções de tumores – a cada ano, o que geralmente envolve estimular os pacientes a realizar testes de linguagem, mas essa foi a primeira vez que um paciente tocou um instrumento. ‘

O procedimento não é inédito, apesar de raro. Outras cirurgias já foram feitas do mesmo modo.

No ano passado, o violonista Robert Alvarez foi submetido a uma cirurgia cerebral bem sucedida nos EUA e também tocou para retirada de um tumor.

Assista ao vídeo do momento em que a paciente toca violino, durante a cirurgia:

 

Dagmar é violonista de Orquestra e não queria perder os movimento Foto: reprodução

Dagmar é violonista de Orquestra e não queria perder os movimento Foto: reprodução

Com informações do DailyMail

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no:

 

O conteúdo do SóNotíciaBoa é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.