Voluntários voltam com banho a pessoas que vivem nas ruas: covid

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Voluntários voltam com banho a pessoas que vivem nas ruas: covid
Foto: reprodução / DiárioDoNordeste

Cada um fazendo a sua parte para ajudar nesses tempos de pandemia. Em Fortaleza, no Ceará, voluntários conseguiram dinheiro e voltam nesta sexta, 15 a oferecer banhos de graça para pessoas que vivem nas ruas.

O “Banho Com Dignidade”, da ONG O Pequeno Nazareno, é uma ação solidária que oferece higienização, roupas limpas e comida a esses brasileiros necessitados.

Depois do banho, as pessoas ficam mais confiantes, começam a mostrar quem elas são, deixam de ser invisíveis e têm orgulho, disse Flor Fontenele, uma das coordenadoras da entidade, ao Diário do Nordeste.

A ONG também faz doações de alimentos, roupas e leva atendimento médico para os moradores em situação de rua.

“Uma das principais demandas deles era sobre a água. Eles estavam com dificuldade de higienização. Um senhor de idade entrou em uma fonte da Praça do Ferreira com a água suja e estava tomando banho. Precisávamos garantir um lugar para eles fazerem aquilo”, lembrou.

A volta do banho

Durante os meses de março e abril, o “Banho Com Dignidade” foi realizado na Primeira Igreja Presbiteriana Independente, no Centro da cidade e atendeu a 200 pessoas por dia.

Mas por falta de verba, o projeto teve que ser interrompido no fim do último mês. Porém, a ação será retomada a partir desta sexta, 15, no final da tarde.

Em maio, a ação foi selecionada pelo edital fundo Brasil de Direitos Humanos e conseguiu dinheiro para voltar a fazer o trabalho assistencial.

“Recebemos o recurso financeiro na segunda-feira, 11 e estamos fazendo o planejamento para recomeçar neste fim de semana. Serão mais quatro finais de semana”, explica Flor.

Novo local

Como a contaminação por coronavírus aumentou na região, os voluntários vão atender em um local maior: o Liceu do Ceará do Jacarecanga.

“O nível de contaminação pelo coronavírus está mais alto. A gente precisa de um lugar maior. A estrutura da igreja, com três banheiros, não é o suficiente para garantir a proteção”.

Com parceria com a Rede de Médicos e Médicas Populares, no domingo, também era oferecido atendimento médico aos moradores em situação de rua.

Mais ajuda

Outros projetos também tem ajudado quem vive nas ruas de Fortaleza.

O Coletivo Arruaça e o Instituto Compartilha oferecem apoio durante a semana, no Grupo Espírita Casa Sopa, no Centro, de 16h às 20h.

A organização oferece três serviços básicos: higiene pessoal, através do banho, alimentação e assistência à saúde.

Ao todo, mais de 500 pessoas são ajudadas.

“Estava acompanhando as pessoas em situação de rua durante a pandemia e as possibilidades de sobrevivência desse público diminuíram”, alertou André Foca.

A rede RUA é formada por cinco organizações e tem o apoio de seis instituições.

O projeto de assistência à população de rua, organizado pelo coletivo Arruaça, recebe doações de material de higiene, roupas, alimentos.

Como ajudar

Coletivo Arruaça e Instituto Compartilha
Banco do Brasil S/A
Agência: 4293-5
Conta Corrente: 15441-5
CNPJ: 07.206.048/0001-08
Instituto Compartilha

O Pequeno Nazareno
Bradesco
Agência: 1579-2
Conta Corrente: 4050-9

Banco do Brasil
Agência: 0481-2
Conta Corrente: 17666-4
CNPJ: 00.371537/0001-68
Associação Beneficente O Pequeno Nazareno

Com informações do DiárioDoNordeste