Recife comemora dia sem morte por Covid-19, mas não relaxe!

Recife - Foto: reprodução /
Recife - Foto: reprodução /

A cidade de Recife não registrou morte por Covid-19 nesta segunda, 7 de setembro. Foi o segundo dia sem registro de vítimas, o primeiro foi no dia 4 de abril.

Entretanto, não ter registro de notificação de óbitos não significa dizer que elas não existiram, já que as confirmações da doença são feitas dias após a morte do paciente. Mesmo assim, é um sinal de desaceleração da doença na capital pernambucana.

Mas a infectologista Vera Magalhães explica que isso não é motivo para relaxar das medidas protetivas porque o vírus continua circulando – um alerta para brasileiros que lotaram praias e bares neste feriado prolongado.

“É óbvio que é uma boa notícia de que não houve registro [de mortes], mas ainda não é momento de relaxar, porque estamos olhando apenas para o número de óbitos, que são casos graves, que vão para a UTI e morrem da covid. Isso é um dado bom, mas é insuficiente para garantir que não haja circulação viral, porque ainda estão sendo registrados novos casos da covid”, afirmou ao Correio 24h.

Pelo comportamento das últimas semanas, está havendo, realmente, um controle desses óbitos, mas não sabemos em que nível está a infecção, porque não testamos de forma ampla”, explicou.

Os casos

Nesta segunda-feira, 7, o município notificou o diagnóstico de 15 novos casos da Covid-19, sendo dois pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 13 com sintomas leves.

A primeira morte por lá foi no dia 25 de março: um idoso de 85 anos, morador do bairro de Areias, na Zona Oeste da Cidade.

Ele não tinha histórico de viagem, nem de contato com alguém que tenha saído do País. O óbito foi confirmado 13 dias após o diagnóstico laboratorial dos primeiros casos da doença no Estado, um casal também de idosos, moradores do Pina, Zona Sul do Recife, que havia retornado de viagem recente à Itália.

Depois disso, o município iniciou uma triste contagem diária de óbitos, que já ultrapassou a marca de duas mil vidas perdidas.

O Recife soma, até o momento, 32.029 pessoas oficialmente notificadas como infectadas pelo novo coronavírus, sendo 23.088 casos leves e 8.941 casos de SRAG.

Outras 29.533 pessoas estão recuperadas, de acordo com o boletim mais recente da Secretaria de Saúde do Recife – Sesau.

Os casos ativos, ou seja, pacientes com a doença em curso no momento, são 457.

Com informações do Correio 24h