Vacinação no Brasil pode começar dia 20, disse ministro a prefeitos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Vacinação no Brasil pode começar dia 20, disse ministro a prefeitos
Ministro Pazuello se reuniu com 130 prefeitos - Foto: Divulgação/FNP

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello deu uma boa notícia aos mais de cem prefeitos que se reuniram com ele nesta quinta, 14.

Ele falou que, se tudo der certo, a vacinação contra Covid-19 no Brasil pode começar na próxima quarta-feira, dia 20, ou na quinta, 21.

O presidente da FNP, Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette – que é ex-prefeito de Campinas – e o prefeito Gean Loureiro, de Florianópolis, Santa Catarina, participaram da reunião e confirmaram a informação após o encontro por videoconferência.

“Serão 8 milhões de doses [de vacina contra o coronavírus] distribuídas no Brasil […]. Início previsto da vacinação é quarta-feira, dia 20, 10h em todo o território nacional”, anunciou Geal Loureiro no Twitter.

Depende de 2 fatores

Mas por que 20 ou 21?

O ministro afirmou aos prefeitos que o início da vacinação depende de dois fatores: a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso emergencial das vacinas da AstraZeneca e da CoronaVac e a logística do voo que trará da Índia as 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.

A Anvisa definirá a liberação em reunião marcada para o domingo, 17.

Já a “logística do voo” ainda é uma incógnita. Nesta quinta-feira, pouco depois da reunião do ministro com os prefeitos, a Azul informou que, justamente por “razões logísticas internacionais”, o voo que sairia do Recife hoje de noite em direção à Índia foi adiado para sexta-feira, ainda sem horário definido.

Procurado, o Ministério da Saúde informou em nota que o voo agora deve sair às 23h desta sexta-feira, 15.

“Então, se não for na quarta, dia 20, [por] qualquer problema de logística, o começo da vacinação no Brasil ficará para quinta, que é dia 21, afirmou Donizette Jonas Donizette, da Frente Nacional de Prefeitos.

Ainda de acordo com o presidente da FNP, o governo vai apresentar informações consolidadas em uma cerimônia, possivelmente no Palácio do Planalto, na segunda-feira.

Na reunião, Pazuello disse aos prefeitos que o país terá 80 milhões de doses de vacinas disponíveis até abril.

Com informações do R7, CNN, OGlobo e Extra