Brasileiro está entre os 50 heróis do meio ambiente no mundo: pirarucu

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Brasileiro está entre os 50 heróis do meio ambiente no mundo: pirarucu
João Campos e um pirarucu - Foto: Instituto Juruá

O biólogo brasileiro João Campos Silva está na lista dos “Environmental Heroes” – “Heróis do Meio Ambiente”. A lista dos 50 ativistas ecológicos de maior destaque no mundo é da CNN Internacional.

João vive na Amazônia desde 2008 e criou um projeto para proteção do peixe pirarucu, uma espécie comum na região Amazônica, que está ameaçada de extinção.

O projeto dele envolve toda a comunidade local e ensina a importância de preservar a espécie e evitar a pesca predatória.

Para isso, João construiu casas de madeiras perto das águas onde o peixe vive, orientou a população, promoveu a igualdade de gênero e hoje o manejo do pirarucu leva uma renda melhor às comunidades ribeirinhas, que também tem escolas e postos de saúde.

João é diretor do Instituto Juruá, Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Doutor em Ecologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem Pós-Doutorado na Universidade de Ciências da Vida na Noruega. Hoje ele é pesquisador do INPA e da Universidade Federal de Alagoas.

Em 2018 recebeu o prêmio de Jovem Cientista do Governo brasileiro e em 2019, o prêmio Rolex de Conservação.

O peixe

Chegando a medir até três metros de comprimento e a pesar 250 quilos, o pirarucu (Arapaima gigas) é o maior peixe de água doce e de escamas do mundo.

Ele é uma espécie nativa da Bacia Amazônica, ou seja, só encontrado em lagos, remansos de rios, meandros abandonados e várzeas dos principais afluentes do Amazonas, e em nenhum outro lugar do mundo.

Mas a pesca predatória fez com que houvesse uma alarmante redução no número de pirarucus na região amazônica.

“O pirarucu é uma das espécies com maior importância cultural da Amazônia, então é muito fácil que as comunidades se engajem no projeto e fiquem animadas e querendo realizar o manejo”, diz o biólogo.

Na lista dos heróis do meio ambiente feita pela CNN, João Vitor está ao lado de nomes como o do argentino Pablo Garcia Borboroglu, que trabalha pela conservação dos pinguins, a ativista de Ruanda Valerie Akuredusenge, que une educação ambiental à proteção dos gorilas-da-montanha e o indiano Arun Krishnamurthy, que busca a recuperação de lagos e lagoas em seu país.

João Campos - Foto: Instituto Juruá

João Campos – Foto: Instituto Juruá

João Campos orienta comunidade - Foto: Foto: Instituto Juruá

João Campos orienta comunidade – Foto: Instituto Juruá

Veja aqui a lista dos heróis do meio ambiente da CNN.

Com informações da CNN e ConexãoPlaneta