Jovem da Nigéria ajuda família com pinturas hiper-realistas. Vídeo

116066
Foto: Instagram
Foto: Instagram

Um jovem de apenas 17 anos está impressionando o mundo com seus desenhos hiper-realistas de grandes personalidades e até autorretratos incríveis.

Mayor Olajide faz tudo com lápis de carvão e os quadros são tão cheios de detalhes que parecem fotos reais.

Os retratados vão desde Mandela, Martin Luther King até Lionel Messi.

Ele estuda na The Polytechnic em Ibadan, na Nigéria, onde cursa arquitetura.

Ajuda a família

O desenho é apenas um hobby e a busca artística começou quando ele tinha apenas 5 anos. Ele ainda desenhava com lápis e giz de cera.

Aos 15 anos, seu trabalho era tão bom que o jovem começou a vender suas peças.

Mayor recebia encomendas para aumentar a renda familiar.

Inspiração

Foi então que ele conheceu a obra do pintor Arinze Stanley, um colega artista nigeriano especializado em hiper-realismo.

“O autorretrato, com água no rosto, foi o que mais me inspirou”, diz.

“Kelvin Okafor e Ken Nwadiogbu,  também me inspiraram.”

O movimento de hiper-realismo varreu a cena artística nigeriana em 2010. Uma década depois, o estilo está dando ao jovem seu primeiro gostinho da fama nas redes sociais.

Viral

O que ele não imaginava é que iria ganhar milhares de seguidores no Instagram, depois que um post que viralizou no Twitter.

Mesmo com toda a atenção, Mayor Olajide ainda não se considera um artista e planeja terminar seus estudos em arquitetura.

“Eu desenho sempre que estou com vontade. Não tenho um horário específico, até à noite desenho ”, disse ele, acrescentando que é “algo que faço quando estou menos ocupado, depois da escola, no intervalo. Um hobby.”

Obras

Cada peça do jovem leva de um a dois dias para ser criada, dependendo do tamanho. O maior trabalho que ele já fez é um retrato do astro do futebol Lionel Messi, que levou três meses para ser concluído.

Mayor Olajide desenha usando uma fotografia como guia, o que o ajuda a acertar cada característica individual dos retratados.

“Quero que as pessoas sintam o quão talentosos são os artistas nigerianos, só para eles apreciarem a arte em geral na Nigéria. Para elevar nossa cultura”, concluiu.

Os detalhes dos desenhos a carvão são extraordinários. Veja:

Veja o desenho de Mandela, neste making of:

O autorretrato:

Com informações do Inspire More