Novo tratamento faz tumores se matarem e age contra outras doenças

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Novo tratamento faz tumores se matarem e age contra outras doenças
Foto: Plückthun Lab

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveu um novo tratamento que permite que o corpo produza agentes terapêuticos no local exato das doenças.

Os cientistas alteraram um adenovírus para agir como um ‘cavalo de Tróia’, diretamente nas células tumorais. “Nós enganamos o tumor para que se elimine através da produção de agentes anticancerígenos pelas suas próprias células”, disse Sheena Smith, coautora do estudo.

A inovação pode ser eficaz, por exemplo, para reduzir efeitos colaterais do tratamento de câncer e na administração de novas terapias contra a covid-19 diretamente nos pulmões, de acordo com publicação no Medical Xpress.

Enganando o tumor

Os pesquisadores afirmam que essa técnica não causa dano nas células saudáveis, o que é um benefício em comparação com a quimioterapia.

Assim que chegam às células tumorais, os genes atuam para eliminar os tumores.

“Os agentes terapêuticos, como anticorpos terapêuticos ou substâncias sinalizadoras, geralmente ficam no local do corpo onde são necessários, em vez de se espalharem pela corrente sanguínea, onde podem danificar órgãos e tecidos saudáveis”, explicou o coordenador da pesquisa, Andreas Plückthun.

Câncer de mama

A tecnologia SHREAD — como os autores lhe chamam — fez o próprio tumor produzir em um rato um anticorpo contra o câncer de mama, chamado trastuzumabe.

Alguns dias depois, a tecnologia produziu mais anticorpos no tumor do que quando foi injetado diretamente. Os efeitos colaterais verificados também eram bastante inferiores.

Aerosol contra Covid-19

Os cientistas destacaram que esta tecnologia também poderá utilizada para elaboração de biofármacos.

“Ao fornecer o tratamento SHREAD aos pacientes através de um aerossol inalado, a nossa abordagem poderia permitir a produção direcionada de tratamentos de anticorpos covid nas células pulmonares, onde são mais necessárias”, disse Smith.

Os vetores adenovirais já estão sendo usados em várias das vacinas contra a covid-19, incluindo Janssen, AstraZeneca e Sputnik V.

Por Andréa Fassina, da redação do Só Notícia Boa – Com informaçoes da Zap