Garis montam biblioteca comunitária com livros jogados fora

Um grupo de garis de Ancara, capital da Turquia, decidiu abrir uma biblioteca pública com livros que eles coletaram do lixo.
Foram sete meses recolhendo e armazendo os livros, após perceberem que havia centenas de livros descartados.
Tudo começou pela paixão de um dos garis, Serhat, de 32 anos, que sempre sonhou ter a própria biblioteca.
Aos poucos, os colegas começaram a fazer o mesmo e foi então que num esforço conjunto, conseguiram reunir livros suficientes para contruir uma pequenas biblioteca para o uso interno dos trabalhadores.
Ampliação
Com o tempo, o grupo decidiu ampliar a biblioteca. Eles entraram em contato com a prefeitura e foi então que o prefeito de Ancara deu aval para um espaço maior.
Dessa forma, a prefeitura viabilizou e adaptou uma antiga olaria do bairro Çsankaya, que estava fechada há mais de vinte anos.
Após a divulgação do trabalho de sucesso dos colecionadores, dezenas de vizinhos passaram a doar livros, catálogos e revistas para contribuir com mais opções para a comunidade.
Comunidade
Com a inauguração da biblioteca comunitária, os colecionadores conseguiram ter mais de 6.000 livros catalogados com seções infantis, livros de pesquisa científica e até muitos em outros idiomas como inglês e francês.
A biblioteca conta com uma área de leitura, espaço infantil e para jogos de tabuleiro e cafeteria.
Além de oferecer livros e espaços de leitura para funcionários, suas famílias e a comunidade em geral, eles também lançaram vários programas de empréstimo de livros para estudantes, não organizações de lucro e instalações correcionais.
Com informações do Nation

Menino herói de 7 anos salva vida de amiguinho engasgado: aprendeu na escola
Filha realiza sonho do pai e ele chora ao ver o mar pela primeira vez; vídeo
Benzedeira mais antiga de SC mantém a tradição aos 94 anos: “benzo até hoje”; vídeo
José Loreto leva sósia ao dentista: transformação começou; vídeo
Vaticano condena “cura gay” e acolhe população LGBTQIAP+ na igreja católica
Escondido, menino leva comida de festa para alimentar cachorro magrinho; vídeo
Michael Jackson foi assassinado por ordem de Israel, denuncia The Sunday Guardian: arquivos Epstein
Vaqueirinho canta com João Gomes no Altas Horas e bate 3,5 milhões de seguidores; vídeo
Brasileiro do Vidigal se torna bailarino principal do balé da Austrália; vídeo
Brasileira conquista vaga no Masterchef dos EUA com moqueca; foi muito elogiada