Você nunca mais vai comer brócolis e couve sem pensar nisso! [vídeo]

Os alimentos que nós comemos hoje em dia, nem sempre foram assim. Quem aí gosta de couve, couve-flor, couve de Bruxelas e brócolis? Você sabia que todos eles vieram de uma mesma planta? É verdade!
Esses vegetais que você pode encontrar em qualquer mercearia, supermercado, ou hortifruti e que a maioria das pessoas come regularmente são, na verdade, “filhos” de uma mostarda selvagem (Brassica oleracea). Há milhares de anos, os agricultores foram vendo que poderiam dividir partes daquela planta ancestral e “criar” plantas novas.
Junto deles, os pesquisadores começaram a estudar e desenvolver plantas maiores, melhores e mais adaptadas para diferentes locais do mundo.
Couve, couve-flor e brócolis chinês foram criados aumentando as folhas das plantas ancestrais e foram as primeiras brássicas domesticadas, em algum momento antes de 300 aC. A couve foi desenvolvida na Europa, enquanto o brócolis chinês foi domesticado na China.
O brócolis foi criado a partir de um ancestral da couve em 1500, selecionando os grupos de flores maiores, que são colhidos antes de florescer. A couve-flor foi desenvolvida a partir de uma das centenas de variedades de brócolis.
É incrível como o trabalho de quem se dedica às plantas, sejam agricultores ou pesquisadores, pode nos dar muita diversidade de alimentos e nos oferecer comida boa!
E é isso que o episódio sobre Biodiversidade do Projeto Comida Boa mostra hoje pra gente.
Para saber mais sobre como esse trabalho é feito, é só visitar a página do projeto, e assistir toda a websérie, que vai mostrar como o campo e a cidade estão totalmente interligados.
Assista:

Economista troca carro de luxo por Fiat Uno 1994: não paga IPVA e economiza R$ 20 mil por ano; vídeo
Pitbull enfrenta onça dentro de casa e salva família com 3 crianças em SP
Estudo da Dra. Tatiana da polilaminina sai em revista científica internacional: 75% tiveram melhora
Professora reconhece bebês só pelo cheirinho e acerta o nome de cada um vendada; vídeo fofo
Periquito carente não deixa o tutor estudar e apela para receber atenção; vídeo
Brasileira de 12 anos ganha medalha em olimpíada de Matemática nos EUA: cantou Joelma; vídeo
STJ condena ministro por assédio de mulheres e aplica perda do cargo pela primeira vez
A$AP Rocky comemora que Rihanna ganha mais que ele e revela novidade; vídeo
Filme Michael volta aos cinemas no aniversário do Rei do Pop; ingressos já estão à venda
Cavalo que ficou cego volta a competir e vence de novo: “Braille equino”; vídeo
Menino generoso faz amigos cortarem o bolo junto com ele na festa de 10 anos; vídeo
Brasileiro Gui Santos vai ganhar mais do que o astro LeBron James na NBA; veja o motivo