Museu do Ipiranga será reinaugurado: 70% das obras concluídas

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Museu do Ipiranga será reinaugurado: 70% das obras concluídas
A previsão para reabertura do Museu do Ipiranga é em setembro de 2022 - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Fechado para visitação desde 2013, o Museu do Ipiranga, considerado o mais importante do país, será reaberto para comemorar o bicentenário da independência do Brasil.

O governador de São Paulo anunciou a data nesta terça-feira, 31. Será em setembro de 2022. Dória contou que mais de 70% das obras foram concluídas. Ele também falou sobre algumas mudanças que vão ocorrer na estrutura do prédio.

A obra, iniciada em outubro de 2019, traz melhorias de todo o prédio. Há um plano de ampliação e restauração do edifício, que é um patrimônio tombado pelo município, estado e governo federal.

Novidades para o museu

Em frente ao prédio, uma nova estrutura foi criada. O local abrigará a nova entrada, bilheteria, auditório para 200 pessoas, espaço do educativo, café, loja e sala de exposição temporária.

Quando reaberto, o museu terá dobrado sua área total construída, com o espaço modernizado que contará com elevadores, escadas rolantes e sistema de ar-condicionado.

A arquitetura também foi toda restaurada. O prédio teve os detalhes mantidos, mas melhorados, incluindo a fachada, os interiores e os elementos de marcenaria, como portas e batentes. Todo o espaço também foi pensado para gerar acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção.

Novo Jardim

O governador ainda anunciou o início do processo de recuperação do Jardim Francês, localizado em frente ao edifício do museu.

O projeto prevê a restauração da área construída e botânica do jardim, além da construção de um restaurante com 270 metros quadrados, espaço para food bikes, modernização da iluminação, requalificação das vias de acesso e o resgate de duas fontes do projeto original, demolidas em 1972.

O valor investido pelo governo nas obras será de R$ 19 milhões.

E durante as escavações, diversos objetos históricos foram encontrados no jardim do Museu do Ipiranga. A gente falou sobre eles aqui no Só Notícia Boa. Confira a matéria completa!

Museu em reforma - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Museu em reforma – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Coletiva de imprensa - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Coletiva de imprensa – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Com informações de Jornal da USP