Lançado kit tátil e auditivo da obra de Portinari para PCD

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Lançado kit tátil e auditivo da obra de Portinari para PCD
O kit acessibilidade “Portinari para apreciação tátil e auditiva" é composto por uma peça tátil, que será acompanhada por um caderno educativo, impresso em braille e texto ampliado Foto: Divulgação

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), a Casa Fiat de Cultura lançou um kit de acessibilidade “Portinari para apreciação tátil e auditiva”.

A iniciativa do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão é para ampliar o acesso de pessoas com deficiência à obra “Civilização Mneira”, 1959, de Cândido Portinari.

O kit será entregue às instituições educacionais e também ficará disponível para a apreciação do público da exposição, no hall de entrada da Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Portinari em relevo

O conteúdo do kit foi desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão a partir de diálogos e vivências experimentais realizadas com o público deficiente.

A obra de Candido Portinari foi reproduzida em relevo, em tamanho reduzido, para apreciação tátil, numa parceria com o Stellantis Design Center South America que é um centro de design da marca, responsável pela criação de carros do grupo automobilístico.

Para a produção das peças em resina foi realizado o mapeamento digital da imagem e uma projeção da topografia da obra, sendo possível, assim, explorar as figuras, as formas e a volumetria representadas no painel.

A peça tátil será acompanhada por um caderno educativo, impresso em braille e texto ampliado, com a descrição comentada da obra, e um link para acesso aos conteúdos digitais.

Nele tem audiodescrição comentada da obra com tradução em Libras e legendas, versão sonora da obra para experimentação sinestésica e gráfico da versão sonora da obra para complementação visual da experimentação sinestésica.

Videos

Também será disponibilizada uma playlist de vídeos selecionados no YouTube da Casa Fiat de Cultura com tradução simultânea em Libras.

Segundo a coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Clarita Gonzaga, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Programa Educativo também promove discussões sobre mediação e experiência estética acessíveis.

“Elaboramos uma ferramenta de inclusão que fomenta a inserção e o desenvolvimento de temáticas relacionadas à arte, cultura e patrimônio. É mais que uma peça facilitadora para a pessoa deficiente, mas para todos os públicos. O que o olhar não capta, as mãos percebem”, contou.

A obra de Portinari em relevo Foto: Divulgação

A obra de Portinari em relevo Foto: Divulgação

Serviço

Casa Fiat de Cultura Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG –
Informações (31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br