Teste brasileiro revela a idade real do corpo das pessoas

1201
O teste brasileiro que aponta a idade biológica de uma pessoa é importante para influenciar nossa qualidade de vida - Foto: Pixabay
O teste brasileiro que aponta a idade biológica de uma pessoa é importante para influenciar nossa qualidade de vida - Foto: Pixabay

Fora o número nos documentos, quantos anos o seu corpo tem, biologicamente? Um teste brasileiro, desenvolvido pela empresa biotecnológica Biological Age, é capaz de dizer qual a idade biológica do corpo de uma pessoa, que pode ser diferente da idade cronológica.

Chamado “BioAgeTeste”, o teste extrai uma amostra de sangue e faz a contagem do material genético do paciente.

E essa avaliação pode melhorar a qualidade de vida de um paciente.

Como funciona

A partir da amostra de sangue colhida, é feita uma análise que quantifica o número de pares de bases que formam os telômeros, responsáveis por proteger as pontas dos cromossomos que armazenam material genético.

Um telômero se encurta cada vez que uma célula se divide. Isso quer dizer que quando ele está muito curto não consegue proteger a célula como ela precisa e, por isso, perde a funcionalidade biológica.

A partir do comprimento do telômero, é possível identificar a idade biológica de uma pessoa. Esse número deve sempre ser menor que a idade cronológica.

Estilo de vida

O nosso estilo de vida influencia diretamente na nossa idade biológica. Caso haja o envelhecimento celular, ele pode ser revertido, segundo a Biological Age.

Isso pode ser alcançado com mudanças no estilo de vida e algumas suplementações, sempre acompanhadas por profissionais da epigenética.

A partir de uma enzima, chamada telomerase, é possível “realongar” os telômeros. Com isso, as células são mantidas saudáveis e funcionais, resultando em uma idade biológica satisfatória.

A formação da telomerase pode ser ativada com certas práticas, como a atividade física regular, a exposição à vitamina D por meio do Sol e uma dieta equilibrada.

Com informações de O Povo