União de vizinhos impede derrubada de árvores centenárias

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para União de vizinhos impede derrubada de árvores centenárias
Os vizinhos impediram o corte de árvores centenárias - Foto: Gabriel Aguiar

Foi a união de vizinhos do bairro Parque Manibura, em Fortaleza, Ceará, que impediu a derrubada de cinco árvores centenárias na região.

Os moradores não deixaram que homens com serra elétrica, cortassem espécies com mais de 100 anos. A justificativa era de que elas estariam rachando muros as calçadas.

Segundo o vereador da capital cearense, Gabriel Aguiar (Psol), a derrubada foi autorizada pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor), atendendo ao pedido de um empresário local.

Preservação das árvores

O vereador disse que, graças a pressão da população, a autorização foi suspensa. “Conseguimos suspender essa derrubada por 15 dias”, afirmou.

Ainda segundo Gabriel, “o muro poderia ser afastado um metro, ou um metro e meio, em pequenas regiões”. Essa mudança simples impediria que a raiz danificasse a estrutura do imóvel.

“Estão preferindo o muro do que as árvores que estavam aqui muito antes. O empreendedor conseguiu autorização da Urbfor e nós estamos agora questionando esse ataque, essa agressão ao meio ambiente com a morte de cinco cajueiros”, completou.

Foto: Gabriel Aguiar

Foto: Gabriel Aguiar

Foto: Gabriel Aguiar

Foto: Gabriel Aguiar

Foto: Gabriel Aguiar

Foto: Gabriel Aguiar

Com informações de O Povo