Ypióca transforma lixo plástico em utensílios para comunidade carente

Mais de 4 toneladas de resíduo plástico recolhidos pela fábrica da Ypióca em Fortaleza, no Ceará, foram transformados em utensílios plásticos e doados para comunidades carentes do estado.
A iniciativa já conseguiu doar 1.125 kits, cada um formado por caneca, pote com tampa e balde. Isso desde junho, quando o projeto começou.
Até agora, os kits foram doados a pessoas da região metropolitana de Fortaleza e dos municípios de Cariré e Massapê.
A reciclagem
Para a reciclagem, a fábrica utiliza tampas de garrafa, filmes plásticos e garrafas PET da cachaça.
Todo o material é processado e transformado em utensílios por uma empresa parceira e depois segue para doação.
A empresa também fez entrega para trabalhadores do artesanato da palha de carnaúba que produzem embalagens de revestimento de garrafas da Ypióca.
Outro beneficiado foi a filial Ceará da Cruz Vermelha.
Apesar de estar em fase de projeto piloto, a empresa garante que o intuito é estruturar a expansão.
Economia Circular
A empresa Diageo é a proprietária da marca Ypióca e foi de onde surgiu a ideia de promover a reciclagem dos resíduos plásticos e a economia circular
“A novidade com essa ação é promover uma destinação melhor, que incrementa a sustentabilidade ambiental, colocando em prática o conceito de economia circular” explica a a gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Diageo, Jorgeana Monteiro.
Segundo Jorgeana, a ideia é “minimizar a extração de recursos e maximizar a reutilização, além de agregar responsabilidade social, com a disponibilização dos utensílios reciclados gratuitamente para a comunidade”.
Zero descarte
Marcos Rocha, gerente de operações da Diageo, destaca ainda o compromisso da empresa é não gerar lixo para aterros.
“Atualmente, 100% dos nossos resíduos são destinados adequadamente, sendo enviados para reuso, reciclagem ou coprocessamento. Desde 2018, somos uma fábrica ‘zero landfill’, ou seja, nenhum resíduo é enviado para aterro”, explica.
Reaproveitar o plástico também se alinha com a meta de sustentabilidade que a empresa estabeleceu para alcançar até 2030, na atuação em âmbito mundial, com o plano “Sociedade 2030: Espírito do Progresso”.
Com informações de Público A

Caio Bonfim é ouro na marcha atlética por apenas 7 segundos nos Jogos Sul-Americanos; vídeo
Canoístas salvam tartaruga presa em rede de pesca em SC e devolvem animal ao mar; vídeo
Sai teaser de “Minha Vida com Shurastey”: “História linda”, diz Nicolas Prattes; assista
Idosa de 96 anos, que voltou a estudar para ler a Bíblia, exibe uniforme da EJA toda orgulhosa; vídeo
Lula diz na ONU que “Brasil não cabe no quintal de ninguém” e é aplaudido 4 vezes; vídeo
Cauã Reymond é confirmado em série dos EUA com Kim Kardashian e Glenn Close; vídeo
Shawn Mendes paga curso de inglês para jovem que vende bala no RJ; vídeo
Idoso dançarino de 100 anos lidera flash mob e arrecada dinheiro para pesquisa de Alzheimer
Casal de idosos do sertão descobre água em poço e comemora feito criança o fim da seca; vídeo
Elefantas pretendentes do Sandro aparecem para conhecer novo morador do santuário; vídeo
Cachorro joga bolinha por cima do muro para brincar com motoboy no RJ e vídeo viraliza
Aluna cria Instagram de Leonardo da Vinci feito de papelão e professor do MS viraliza; vídeo