Brasileiro nascido na favela expõe obras antirracismo em Paris

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Brasileiro nascido na favela expõe obras antirracismo em Paris
Brasileiro nascido na favela, Maxwell Alexandre está expondo suas obras antirracismo no museu de arte moderna em Paris - Fotos: reprodução / Instagram

Um brasileiro nascido na favela está impressionando o público na França com sua arte contra o racismo. O artista Maxwell Alexandre, de 31 anos, está expondo no Palais de Tokyo, museu de arte moderna em Paris.

A exposição do Maxwell usa a arte como uma ferramenta para promover socialmente pessoas pretas. A exposição “New Power”-  ‘Novo Poder’, em tradução livre – ganhou o título do BK, amigo rapper do Maxwell.

Ele cresceu na maior favela do Rio de Janeiro, a Rocinha e está expondo em Paris desde a última sexta-feira, 26.

Maxwell Alexandre nasceu em 1990 e se formou na PUC do Rio de Janeiro.

O batismo artístico dele foi em 2018 com uma exposição que mesclou pintura e performances. Na época, o mestre de cerimônia foi BK e isso fez o trabalho de Max ser notado.

Arte antirracismo

A instalação tem pinturas gigantescas feitas em papel pardo. Max diz que trata-se de uma referência direta à cor da pele dele e de mestiços e pretos brasileiros.

A exposição mostra também um autorretrato do artista, com uma silhueta preta sobre um fundo gigante. Dá pra reconhecer o artista pelos dreads e o moletom.

Maxwell Andrade lembra que o termo pardo é pejorativo. O fato de dizer que uma pessoa é mais ou menos branca é problemático, atesta o racismo, lembra o artista brasileiro.

A inspiração

Max tira a inspiração do cotidiano da favela, onde viveu durante 31 anos, mas conta que também é influenciado pelos mangás, filmes, hip-hop dos Estados Unidos e a moda na Europa.

A exposição de Maxwell Alexandre em Paris, ficará aberta até 20 de março.

Ela faz parte da temporada “Seis continentes e mais”, que levou para Paris vários artistas que têm compromisso antirracista e anticolonial.

Max informa no Instagram que a exposição também pode ser vista aqui no Brasil em São Paulo e no Rio de Janeiro:

A Gentil Carioca RJ
visitação de terça a sexta
12h às 18h
26 de novembro – 29 janeiro
Rua Gonçalves Ledo, 11 e 17, sobrado, Centro

A Gentil Carioca SP
visitação de terça a sexta
10h às 19h
26 de novembro – 29 janeiro
Travessa Dona Paula, 108 / Higienópolis

Assista ao vídeo que a Rádio França Internacional fez com o brasileiro:

Com informações da RFI e SNB