Professora guarda carta de alunos para serem lidas no futuro

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Professora guarda carta de alunos para serem lidas no futuro
Patrícia criou o projeto Cartas para o Futuro, no qual os alunos escrevem mensagens para eles mesmos, que serão postadas daqui há 5 anos - Foto: arquivo pessoal

A professora Patrícia Peres teve uma ideia incrível e que, com certeza, vai emocionar muito os alunos dela daqui a alguns anos.

Ela desenvolveu um projeto chamado “Cartas para o Futuro”, no qual os estudantes escrevem mensagens endereçadas para eles mesmos, que serão postadas pela educadora no futuro, quando eles estiverem maiores.

Patrícia iniciou o projeto há 10 anos para os estudantes de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, onde ela leciona.

A própria professora fica responsável por guardar e enviar as cartas para os alunos quando a data prevista para a postagem chegar.

‘Eu do Futuro’

Nas cartinhas, o “eu atual” do aluno escreve para o “eu do futuro” falando da importância de acreditar nos sonhos deles e de não perder a esperança.

“Os sonhos mudam também. Será que são os mesmos sonhos que tinham há cinco anos? Você tem uma meta, será que ela continua a mesma? Essa questão do autoconhecimento é muito importante”, ressaltou.

Os alunos também arriscaram algumas previsões de como estaria a vida deles hoje. As cartas foram recolhidas, guardadas e lacradas em uma caixa organizadora.

“Todos fazem a carta e entregam. Tem toda uma preparação antes. A começar pelo endereço e como preencher uma carta. Peço para eles anotarem o endereço de suas casas certinho. Ensino como preencher um envelope porque muitos nem sabem como fazer isso”, explicou a professora.

Correios

A agência dos Correios abraçou o projeto e as cartas foram postadas como carta social, ou seja, sem ônus para a professora.

No último dia 25 de novembro, Patrícia foi à agência dos Correios e postou 81 cartas que estavam guardadas desde 2015. Naquele ano, os alunos cursavam o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, e tinham entre 13 e 15 anos.

Patrícia fala sempre muito emocionada sobre o projeto. Ela contou que todos os alunos se envolveram na produção das cartas desde o início.

De acordo com a professora, as cartas escritas este ano, serão despachadas pelos Correios apenas em 2025, encontrando o destinatário, o “eu do futuro”.

As cartas são guardadas em caixas organizadoras - Foto: arquivo pessoal

As cartas são guardadas em caixas organizadoras – Foto: arquivo pessoal

As cartas são guardadas pela professora - Foto: arquivo pessoal

As cartas são guardadas pela professora – Foto: arquivo pessoal

Com informações de Folha Vitória