Com garrafa que limpa água, brasileira é finalista em concurso mundial

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Com garrafa que limpa água, brasileira é finalista em concurso mundial
Barbara criou o Aqualux, uma garrafa que limpa água poluída e transforma em potável - Foto: divulgação

Com uma garrafa que limpa água, mais uma estudante brilhante levou o nome do Brasil para premiações globais! A mestranda Bárbara Paiva, de 28 anos, foi a ganhadora do nacional do Red Bull Basement e vai representar o Brasil em um concurso na Turquia.

Ela criou o Aqualux, um projeto inovador de uma garrafa portátil que transforma qualquer água em potável. O projeto ganhou destaque por conseguir esterilizar a água por radiação, com filtro carregado à luz solar.

“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico”, contou Bárbara.

Projeto de mestrado

Bárbara é estudante de mestrado da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais. A ideia da garrafa surgiu exatamente durante o curso, em que ela estuda a esterilização de parasitas via radiação.

“Pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável”, conta.

O projeto impressionou a bancada de jurados e a agora, como campeã nacional do Red Bull Basement, ela vai representar o Brasil na Final Global neste mês.

Premiação

Para chegar até a final do prêmio global, Bárbara passou por muitas etapas do concurso.

Ela primeiro foi avaliada durante dois meses pelos representantes locais, que acompanharam o trabalho dela com o desenvolvimento da garrafa portátil.

Depois, a estudante ficou entre os 10 projetos brasileiros, escolhidos como finalistas do concurso mundial.

“Agora, precisamos focar no desenvolvimento de alguns pontos: tornar o empreendimento escalável, mapear os diferenciais competitivos mais atrativos para os investidores e ampliar o mercado de potenciais consumidores”, completou Bárbara.

Que orgulho de você, Bárbara! Parabéns!

Estudante cursa mestrado na UFOP - Foto: divulgação

Estudante cursa mestrado na UFOP – Foto: divulgação

Com informações de Redbull