Com 95% do corpo paralisado, Junoca lança história inspiradora

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Com 95% do corpo paralisado, Junoca lança história inspiradora
Junoca lançou um livro contando a história dele - Foto: reprodução

Com paralisia motora, que afeta 95% do corpo, o brasiliense Junoca, como é conhecido, escreveu um livro com os pés para contar a própria história e inspirar outras pessoas.

Mesmo com dificuldades de fala e movimento, Maurício Campos Júnior, de 48 anos, tem uma alegria e uma sagacidade impressionantes.

E tudo é motivo para inspirar: nas falas, nas piadas rápidas, nas brincadeiras e na vida! A maior motivação que teve, segundo o próprio autor, foi poder ajudar outras pessoas, inclusive aquelas que não são deficientes, mas se mantêm paralisadas pela vida.

“Existem pessoas com paralisia emocional. Então eu penso: eu sou um cadeirante e eu posso fazer tudo o que eu quiser. Por que ela não pode?”, reflete.

“História que daria um livro”

Conversamos com o Junoca e a Allana Magalhães Campos, esposa dele e, ao ser questionado o motivo de lançar um livro agora, ele nos contou que foi após a matéria que publicamos aqui no Só Notícia Boa, em 2020, que a ideia começou a sair do papel.

“O Rinaldo falou que a minha história daria um livro, mas eu não acreditava nisso no início”. Foi então que Junoca adaptou um testemunho que dava na igreja e resolveu publicá-lo. “Fiz há 15 anos. Escrevi com os pés”, contou

Em apenas duas semanas, Junoca e Allana conseguiram vender quase 700 exemplares, incluindo as vendas pelo perfil dele no Instagram e nas ruas de Itabuna, na Bahia, onde o casal vive hoje.

“A minha deficiência não me define”

Allana conta que, mesmo com a paralisia motora, o marido dela é extremamente ativo e adora trabalhar.

Para Junoca, a paralisia não o define. Ele explica que entende as limitações de movimento e, inclusive, agradece constantemente à esposa por ajudá-lo. No entanto, garante a todo instante que não tem motivo para se sentir triste. “Eu sou feliz”, reforça.

“Minha mente não está aqui [no corpo]. Eu estou pensando em como eu vou ser melhor. Em como eu vou vender mais livros e mostrar minha história para mais pessoas”, disse.

Sobre a vontade de andar, Junoca é muito enfático: “Eu nunca quis andar. E ninguém aguenta ouvir isso”.

Em outro momento, ele justifica. “Já tiveram momentos que eu quis andar, eu acho. Mas são momentos, apenas”. Junoca conta que esses momentos surgiram em situações específicas, como para ajudar a esposa.

“Allana é muito importante para minha vida. Ela acredita em mim. Eu não acreditava no livro e ela me inspirou”, fala o autor.

Amor predestinado

A história de Junoca e Allana foi um desafio para os dois no passado, mas hoje é motivo de orgulho, muitos olhares apaixonados e sorrisos, para firmarem a relação.

Eles se conheceram há sete anos pelo Facebook e fugiram para se casar. No início as pessoas não compreendiam como a relação iria dar certo.

Mas Allana e Junoca são a prova que amor não tem padrão e nem forma. A relação dos dois é plena e repleta de muito cuidado e atenção.

“Alana é meus pés. Aonde eu não posso ir, ela vai. Obrigado Allana, por tudo. Um beijo, Te amo muito”, se declara o autor do livro.

Compre o livro do Junoca!

O livro “Junoca: o cadeirante fora da cadeira” pode ser comprado pelo Whatsapp do próprio autor, no (61) 9-9605-6360.

A publicação foi prefaciada pelo Pastor Carlos Bregantim, de São Paulo-SP. Também há o trecho da matéria do Rinaldo de Oliveira, como forma de agradecimento e lembrança pela motivação. A capa é do cartunista e humorista Diego Rastichong, de Brasília, DF.

O livro foi todo digitado com o pé e conta a trajetória do Junoca até aqui. “É uma leitura prazerosa, onde um trecho puxa outro. Tenho certeza que você vai gostar”, fala o autor.

O valor do livro é R$ 15 e Junoca também cobra R$ 10 pelo frete.

Parabéns pelo seres humanos incríveis que vocês são, Junoca e Allana!

Junoca e Allana - Foto: reprodução

Junoca e Allana – Foto: reprodução

Capa do livro - Foto: divulgação

Capa do livro – Foto: divulgação

Capa do livro - Foto: divulgação

Capa do livro – Foto: divulgação