Cientistas brasileiros criam filtro biodegradável que elimina germes

Mais uma descoberta dos cientistas brasileiros! Pesquisadores da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) desenvolveram um filtro biodegradável que elimina germes, vírus e bactérias. Olha que incrível!
Feito com fibras de celulose – presentes na madeira, cana e milho – e brometo de cetilpiridinio – que dá a ação biocida e elimina a total da presença de germes – o material é capaz de filtrar partículas muito pequenas.
“Conseguimos produzir fibras tão finas capazes de deter os nanoaerossóis que são as bactérias, fungo e vírus com eficiência acima de 90%”, afirmou a professora do departamento de engenharia química da UFSCar, Mônica Lopes Aguiar.
Material poderá ser usado em máscaras e sistemas de ventilação
O filtro poderá ser aplicado em máscaras e até sistemas de ventilação em ambientes como hospitais, aviões e cabines de veículos automotores.
Inclusive, os pesquisadores pretendem testá-lo contra o novo Coronavírus.
“Realizaremos os testes em outra etapa da pesquisa, mas esperamos confirmar, com segurança, que o material é útil em sua eliminação”.
Filtro não é prejudicial ao meio ambiente
Outra notícia boa! Por ser biodegradável, ou seja, por sofrer decomposição natural, ele pode ser descartado sem prejudicar o meio ambiente.
“É comum, seguindo nesse exemplo, encontrarmos máscaras com íons de prata, que não se degradam quando lançados ao ambiente, ao contrário do bactericida que usamos, mais amigável”, concluiu.
Com informações de Cana Online

Tem Superlua nesta quarta, dia 5, a penúltima do ano
Maurício de Sousa faz 90 anos e tem homenagem linda no Cristo Redentor; vídeo
Príncipe William encanta o Brasil com carinho: joga vôlei na praia e faz gol no Maracanã; vídeo
Velório de Lô Borges: homenagens de artistas e fãs ao eterno parceiro de Milton Nascimento
Mulher adota cachorro magrinho que vivia na rua, cuida, dá amor e ele fica lindo
Brasileiro doa medula óssea para salvar menino de 8 anos com leucemia, na França
Apoio de Gisele Bündchen fará escola infantil abandonada reabrir no RS
Brasileira intoxicada por metanol começa a recuperar a visão
Cão pastor alemão encontra criança com frio perdida na floresta
Técnica inovadora salva vida de jovem com 85% do corpo queimado em MG
Começa Feirão Limpa Nome: 99% de desconto para renegociar dívidas em 70 vezes