Filhos salvam pai de afogamento com técnica que aprenderam em filme

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Filhos salvam pai de afogamento com técnica que aprenderam em filme
Os meninos utilizaram técnicas que viram em filme para salvar o pai de um afogamento - Foto: arquivo pessoal

Duas crianças incríveis! Foi agilidade dos filhos pequenos que salvou a vida do pai, que se afogava na piscina da casa dele, no Alabama, Estados Unidos.

Brad Hassig passou mal enquanto estava sentado na beira da piscina e chegou a desmaiar. Os filhos foram rápidos e prestaram os primeiros socorros até a ambulância chegar. Os garotos, que têm 10 anos, aprenderam algumas técnicas de salvamento em filmes e lembraram e aplicá-las naquele momento de tensão.

O pai conta que tem o hábito de ficar sempre próximo da piscina para meditar e, nesse dia, não lembra o que sentiu. “Gosto de fazer exercícios respiratórios”, disse Brad. “É tranquilo e relaxante. Eu amo estar debaixo d’água; algo que eu faço o tempo todo. Eu rezo o Pai Nosso quando faço isso. É uma espécie de meditação… não me lembro de ter terminado.”

Após passar por atendimento médico, Brad ficou bem e diz que agora deve a vida aos dois filhos e ao amigo vizinho.

Sintomas desconhecidos

O episódio aconteceu em junho, poucos dias antes do Dia dos Pais nos Estados Unidos. Brad estava com os filhos, como faz praticamente todo final de semana.

Um dos filhos dele, Christian, conta que não sabe o que aconteceu com o pai. Ele só o viu “perdendo a cor e caindo na água”.

“Ele geralmente se senta como se estivesse meditando”, disse Christian. “Eu vi que ele estava tremendo um monte e então ele simplesmente deitou de lado. Como eu estava de óculos, pude ver que seu rosto estava ficando azul muito claro. Eu disse a Bridon: ‘Papai não está bem’”.

Christian pulou na piscina com o irmão e ajudaram o pai a sair da água.

“Eu e Sam mergulhamos na água e eu peguei um ombro e ele pegou o outro”, disse Bridon. “Nós o arrastamos para os degraus.”

“Primeiro fiz um pouco de RCP – Respiração Cardiorrespiratória – e depois comecei a fazer boca a boca e ele começou a vomitar espuma, água salgada e sangue”, disse Bridon.

“Quando eu meio que acordei – estou tossindo sangue e água, lutando para respirar, e há pessoas em todos os lugares. Meu único filho estava gritando: ‘Papai, papai, volte!’”

Qual o motivo?

Brad foi socorrido logo depois e precisou ficar em observação no hospital para saber o que ocorreu na piscina.

“Fisicamente não há como eles serem capazes de fazer o que fizeram. Eles não tiveram treinamento para fazer o que fizeram, para agir tão rápido, para correr tão rápido, tão longe, para saber sinalizar para alguém ligar para o 911 enquanto o outro está fazendo RCP em você. Quero dizer, é uma coisa de Deus. A mão de Deus estava em tudo”, disse a equipe o pai.

“Quando ele voltou para casa, foi o momento mais feliz da minha vida”, contou o filho, Christian.

“Provavelmente o abracei por dois minutos seguidos como se não quisesse soltá-lo”, disse o outro filho, Bridon.

Bridon e Christian contaram que aprenderam a salvar alguém em filmes.

Como os meninos não tiveram treinamento, a Família Hassig agora quer montar um treinamento em grupo para ajudar a certificar adultos e crianças sobre como fazer RCP.

Brad e os dois filhos, Christian e Bridon - Foto: arquivo pessoal

Brad e os dois filhos, Christian e Bridon – Foto: arquivo pessoal

Com informações de WBRC