Licença PETernidade dá folga para ‘pais de pets’ e incentiva a adoção de animais

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Licença PETernidade dá folga para ‘pais de pets’ e incentiva a adoção de animais
Esse benefício trabalhista ainda é pouco comum aqui, mas já tem proporcionado muita qualidade de vida para o colaborador e seu pet. Foto: Divulgação

Uma ótima notícia para os papais de pets! Algumas empresas já estão aderindo à “Licença PETernidade” e disponibilizando aos funcionários alguns dias livres para acompanharem a adaptação do animal no novo lar. Essa iniciativa chegou para incentivar a adoção de milhares de bichinhos que vivem em abrigos e sonham em ganhar uma família.

O benefício trabalhista começa a se espalhar pelas empresas mais engajadas e tem proporcionado qualidade de vida para o colaborador e para os pets também.

“Diferentes de uma folga ou um prêmio, esses dias de ausência no trabalho vão possibilitar que o novo tutor se dedique à chegada do pet. O bem-estar do animal também reflete positivamente no bem-estar dos nossos colaboradores”, declarou o setor de RH da Petz.

Adoção responsável e bem-estar animal

A licença na Petz foi criada em 2021 e ganhou a adesão de outras empresas. A ideia é incentivar a adoção responsável, promover o bem-estar animal e fortalecer as conexões entre pets e tutores. De acordo com a empresa, mais de 50 funcionários do grupo já usufruíram do benefício desde então.

Foi o caso do operador de caixa Savio Messias Estevan, de 24, que decidiu adotar a cachorrinha Maria Isis. Ele contou que esses dias livres foram importantes para conhecer e observar sua nova filha no novo ambiente.

“Pude evitar algumas situações como o xixi no tapete e consegui determinar o território que ela poderia ficar”, explicou.

Mais empresas aderiram à iniciativa

A fabricante de alimentos para cães e gatos Royal Canin, já vem concedendo uma folga a quem se torna tutor de um pet desde 2018. “Desde 2020 tivemos um maior número de solicitações para o uso do benefício e continuamos incentivando a todos a utilizarem a licença”, explicou Juliana Gonçalves, diretora de RH da Royal Canin Brasil.

Para a Vivo, que também aderiu à iniciativa em maio de 2021, a licença é uma forma de estender o cuidado e a atenção também para os animais, além de estimular a adoção.

Como funciona

Cada companhia possui o seu próprio regulamento. Mas o princípio é o mesmo: ao realizar a adoção de um cão ou gato, o trabalhador deve notificar o RH da empresa que aderiu à Licença PETernidade, apresentando as devidas documentações que comprovam a iniciativa – como certificado emitido pela ONG, por exemplo. Daí, poderá usufruir do tempo de licença para cuidar do pet.

Que demais, adoramos!

A licença PETernidade se tornou uma realidade em muitas empresas brasileiras - Foto: Pexels

A licença PETernidade se tornou uma realidade em muitas empresas brasileiras – Foto: Pexels

Com informações de Portal Juristec