Hoje tem chuva de estrelas cadentes. Até 30 por hora!

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Hoje tem chuva de estrelas cadentes. Até 30 por hora!
As chuvas de estrelas cadentes começam na noite desta sexta e vão até domingo - Foto: reprodução / Pixabay

Arrume uma boa companhia neste fim de semana e torça para fazer tempo bom onde você está porque teremos duas chuvas de estrelas cadentes a partir de hoje, riscando o céu. E o melhor: elas poderão ser vistas aqui no Brasil a olho nu.

A primeira, a chuva de meteoros Delta Aquáridas, atinge o pico na noite/madrugada desta sexta-feira, 29 para sábado, 30, de acordo com a EarthSky. A segunda será de sábado para domingo.(veja abaixo)

O brilho das estrelas cadentes começa a partir das 20h, mas a quantidade de riscos luminosos aumenta por entre 3 e 4 horas da madrugada deste sábado, 30. Poderemos ver de 10 a 30 estrelas cadentes por hora.

Eles voam a 41 quilômetros por segundo, por isso os riscos no céu são tão rápidos.

Onde será visto

O fonômeno pode ser visto melhor por pessoas no Hemisfério Sul e latitudes do sul do Hemisfério Norte, de acordo com a Nasa.

E o céu escuro sem Lua é crucial, enfatizou EarthSky. Nesses dias, a Lua estará apenas 1% cheia durante o pico das estrelas cadentes.

Como assistir melhor

Se você sair e ficar no escuro 30 minutos antes do evento, seus olhos podem se ajustar melhor à escuridão, de acordo com a Nasa.

Ah, não precisa usar telescópio. Só é necessário estar em uma área longe da iluminação artificial das cidades.

O ideal é se deitar – com um bom cobertor ou com agasalho – ou ficar sentado em uma cadeira reclinável para observar o máximo possível do céu, sugeriu a Nasa.

Por que acontece?

À medida que a Terra orbita o sol, ela encontra a órbita desigual de um cometa, cuja superfície gelada deixa para trás poeira e rochas, à medida que evaporam do calor do sol.

Quando essas rochas espaciais caem em direção à nossa atmosfera, “a resistência — ou arrasto — do ar na rocha a torna extremamente quente. O que vemos é uma ‘estrela cadente’. Essa faixa brilhante não é realmente rocha, mas sim o ar quente brilhante enquanto a rocha quente atravessa a atmosfera”, explicou a Nasa.

“Quando a Terra encontra muitos meteoros ao mesmo tempo, chamamos isso de chuva de meteoros.”

Bolas de fogo no céu sábado/domingo

Depois do o pico do Delta Aquáridas, o espetáculo no céu continua.

Haverá o pico da chuva de meteoros Alfa Capricornídeos.

O fenômeno será neste sábado e domingo, enquanto a lua está apenas 5% cheia, de acordo com a American Meteor Society.

Essa chuva não é muito forte e raramente emite mais de cinco meteoros por hora, segundo a sociedade.

No entanto, Alfa Capricornídeos tende a produzir bolas de fogo brilhantes durante seu pico e pode ser visto igualmente bem por pessoas que estão abaixo ou acima da linha do Equador.

Com informações da CNN