Instrutor de parapente adota bebê urubu achado no lixo e o ensina a voar

Você já imaginou ter um urubu como animal de estimação? Pois é, conheça o Urú, um urubu que foi adotado pelo piloto de parapente Israel Mendes, após encontrá-lo em uma lixeira quando era apenas filhote, em Fortaleza.
A conexão entre os dois é tão forte e real, que o próprio Israel ensinou o Urú a voar. “Meu urubu não é meu animal de estimação, é meu filho”, afirmou.
Israel chegou a acreditar que a ave não sobreviveria, mas agora ela é quase inseparável de seu novo companheiro. “Eu levava o Urú ao ponto de decolagem de parapente para que ele sentisse o vento e começasse a entender que foi feito para voar”, contou Israel Mendes.
Urubu resgatado
Em dezembro de 2021, Israel foi contatado pelo Instituto Pró-Silvestre, após a ONG de bem-estar animal encontrar um filhote de urubu macho em uma lixeira e falharem os esforços para localizar seu ninho.
O pássaro morreria se ficasse por lá por conta própria. Como Israel mora próximo à serra da Aratanha, na periferia de Fortaleza, eles acharam que o Urú teria espaço para crescer e voar lá.
“Então eu o adotei, o que incluiu um processo legal e fiscalização das autoridades ambientais brasileiras. Eles achavam que quando o pássaro crescesse, ele teria muito espaço para passear”.
Sete meses depois, homem e pássaro voaram juntos várias vezes de parapente, resultado de uma incrível história de ligação humano-animal.
Ensinando a voar
Estamos impressionados com a conexão do Urú com o tutor. Israel ensinou o pássaro a voar, após meses de preparo e treino.
As aulas incluíam passeios de parapente onde ele carregava Urú em uma cesta especialmente adaptada.
O susto!
Mas Israel passou por um susto. Após Urú conseguir voar pela primeira vez, ele foi atacado por abutres adultos. O bichinho ficou desaparecido por quatro dias, mas Israel o encontrou em uma tribo indígena.
“Fiquei arrasado. Fiz campanha nas redes sociais para encontrá-lo. Agora, ele não se perde mais, voa pertinho de mim. Quando eu o reencontrei, chorei muito e ele me deu uma bicada no braço”, disse rindo.
Urubu ou cachorrinho?
Mendes diz que o Urú costuma segui-lo “como um cachorro” quando vai trabalhar ou encontrar amigos, obrigando-o a recorrer a truques.
“Às vezes tento distraí-lo com um pedaço de carne e depois saio sem fazer barulho, mas logo percebo a sombra de um pássaro na pista quando estou na minha moto”, diz ele com um sorriso no rosto.
É ou não é amor?
Confira mais fotos e um vídeo com o Urú, o urubu que é “filho” do Israel:
Ver essa foto no Instagram
Com informações de Z1 Portal

Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Comerciante dá bike nova para menino simples; lembrou da infância pobre
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Cachorro herói enfrenta 2 onças e salva família de idosos no PR, vídeo
Mulher socorre homem atropelado, se apaixona por ele e os dois se casam
Chuva de meteoros Orionídeas ainda poderá ser vista esta noite, diz Observatório Nacional
Mounjaro também pode tratar apneia do sono; aprovado pela Anvisa
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou