Com figurinhas personalizadas da Copa, professora incentiva alunos a estudar

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Com figurinhas personalizadas da Copa, professora incentiva alunos a estudar
Crianças de escola em São Vicente, SP, viram figurinhas personalizadas da Copa e se animam para estudar — Foto: Arquivo Pessoal

Olha só que ideia genial dessa professora! A Daniele Abrantes, de 41 anos, levou mais motivação para a turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Vicente, criando o próprio álbum de figurinhas da Copa! Maravilhosa!

A educadora cria desafios e, cada estudante que os vence, recebe um pacote das figurinhas personalizadas com as imagens dos colegas de classe. A professora explica que os desafios são ‘pequenas provas’ sobre a disciplina estudada.

“Quando a criança vence um desafio, ela recebe um pacote com duas figurinhas. Quando faz o dever de casa ou uma boa ação durante a aula, como ajudar um colega na lição, recebe um adesivo. É uma forma de incentivo até completar o alvo [finalizar o álbum]”, explicou Daniele.

Daniele pesquisou formas de inovar o método educacional em sala de aula e encontrou a ideia do álbum, que coincidiu com o momento da Copa do Mundo. Assim surgiu o projeto Craques da escola, que os alunos estão adorando!

Incentivo e diversão

A professora contou que a ideia tem incentivado e animado muito as crianças. Assim como o álbum da Copa, as figurinhas podem ser repetidas em cada pacote, por isso, durante a aula, as crianças podem trocar entre si.

Ela pediu aos pais e responsáveis das crianças autorização para o uso de imagem das 29 crianças, que viraram figurinhas animadas com a ajuda de um aplicativo. “Imprimi as figurinhas, que são autoadesivas, em casa” explicou a professora.

Apoio de pais e diretores

A diretora da escola, Rosana de Fátima Clemente, também deu o maior apoio para a professora. Ela explica que o projeto é uma forma de proporcionar aulas significativas e interessantes aos alunos.

“Já é uma prática desta professora trabalhar com projetos com temas atuais, principalmente da realidade dos alunos”, lembrou.

Rosana afirma que, além de desenvolver as habilidades propostas, a iniciativa também estimula as relações interpessoais, já que o momento mais esperado é a troca de figurinhas repetidas.

“Nossa missão na escola é colaborar com o crescimento integral dos alunos, incluindo o emocional. Este projeto casa exatamente com o que acreditamos ser uma educação de qualidade afetiva”.

Leia mais notícias boas:

Ideia foi bem aceita

A professora Daniele explica que as crianças aceitaram muito bem a ideia e que agora sempre fazem o dever de casa. Segundo ela, os cadernos estão mais caprichados e os estudantes ficam sempre ansiosos para aprender.

No total, são 29 figurinhas e, de acordo com a docente, os alunos que completarem o livro ganharão uma figurinha de ouro com a imagem da turma completa.

A autônoma, Lina Paula Tilmann, de 46 anos, é mãe do Bernardo, um dos alunos do 4º ano. Ela explica que quando o filho chegou em casa com o álbum, toda a família ficou empolgada.

“Para ele foi muito legal porque gosta de futebol, ainda mais tendo a caricatura dos meninos e das meninas da sala. Acaba sendo uma diversão”. A mãe garante que Bernardo passou a se dedicar mais aos estudos e sempre chega em casa dizendo quantas figurinhas ganhou no dia.

Apesar de ser algo simples, a professora diz que a ação significou muito para os alunos, já que alguns não têm a oportunidade de colecionar as figurinhas da Copa.

“Uma das alunas ficou até emocionada ao dizer que nunca tinha segurado uma figurinha e muito menos tinha colado uma delas em um álbum. Eu vi que os ‘olhinhos’ dela brilhavam”, concluiu a professora.

As crianças ganham figurinhas a cada tarefa cumprida - Foto: reprodução

As crianças ganham figurinhas da Copa a cada tarefa cumprida – Foto: reprodução

O projeto tem motivado mais os alunos - Foto: reprodução

O projeto de figurinhas personalizadas tem motivado mais os alunos – Foto: reprodução

Com informações de Comando Notícias