Aparelho ajuda debutante tetraplégica a dançar valsa com pai na festa. VÍDEO

Em um vídeo emocionante, a adolescente Kamila Florêncio, que ficou tetraplégica após um grave acidente de carro, realizou o sonho de dançar a valsa com o pai em sua festa de debutante. A dança foi possível com a ajuda de um aparelho e dos médicos que a auxiliam no tratamento.
A festa foi realizada na cidade em que a jovem mora com os pais, em Bauru (SP). Além da emoção e do significado da data, o momento marcou também um verdadeiro avanço no tratamento de Kamila, que nos primeiros meses sofria até mesmo para ficar sentada.
“Nunca perdi a fé e o sorriso no rosto. Fui com a ajuda da APAE e da minha família fortalecendo a fé e a esperança de que cada vez mais eu iria melhorar e me fortalecer”, contou.
A adolescente tem uma tetraplegia incompleta, quando a medula espinhal é parcialmente lesionada, preservando algumas sensações e movimentos no segmento sacral.
O acidente
Filha única do casal Tânia Florêncio e Kléber Florêncio, a adolescente ficou tetraplégica após um acidente de carro sofrido junto aos pais no dia 8 de dezembro de 2021.
A família estava a caminho da missa na cidade vizinha de Pederneiras (SP), quando um andarilho entrou na frente do carro. Ao frear bruscamente, o carro capotou várias vezes.
Kamila ficou internada por dois meses entre a vida e a morte. Hoje, os pais vivem exclusivamente para cuidar dela.
“Ela desenvolveu algumas infecções, depois teve duas falhas pulmonares graves, sendo que o pulmão esquerdo fechou mais de 80%, o que demanda cuidados até hoje. Durante todo o tempo de internação, revezamos no hospital e, após a alta, optamos por deixar nossos empregos para cuidar exclusivamente da sua recuperação”, explica a mãe de Kamila.
O aparelho especial
A jovem conseguiu um aparelho especial desenvolvido pela APAE de Bauru para que conseguisse dançar a valsa com o pai.
A entrega do “Kafo”, o aparelho que auxilia pacientes que não apresentam força de quadríceps suficiente para se manterem em pé, foi feita no início de setembro, para que Kamila treinasse a dança até o aniversário em outubro.
Enquanto o equipamento era produzido, Kamila treinava o controle e fortalecimento do tronco, de membros superiores e o controle da dor no ombro.
A dança
Para a dança do grande dia, Kamila ficou meses fazendo fisioterapia para não sentir dores nas pernas e nos ombros. Com muita dedicação, ela conseguiu usar o aparelho que possibilitou que ela ficasse de pé por alguns minutos.
“Nós, jovens, não devemos ter vergonha de mostrar quem nós somos de verdade e devemos entender que nada é no nosso tempo, e sim no tempo de Deus. Ele, sim, sabe de todas as coisas. Para os homens, é impossível, para Deus, tudo é possível, e eu sou a prova”, disse Kamila.
Confira o vídeo e se emocione:
Com informações de Tem Mais

Papai Noel dos Correios: só metade das crianças conseguiu padrinho. Bora ajudar?
Avô roda 600km de fusca para levar presente ao netinho e tem a melhor recepção; vídeo
Menino deu bicicleta para salvar cachorrinha e ganhou uma nova de presente de empresário; vídeo
Cão Herói 2025: cachorrinho que confortou crianças após tiroteio na escola vence o prêmio
Estilista salva vida de carneiros com coleção de tricô
Hospital realiza sonho de garotinha doente que nunca tinha ido ao cinema
Anitta recusa show que seria pago com dinheiro público no nordeste; vídeo
Pai acolhe filha após revelação que ela escondia há 3 anos e emociona as redes; vídeo
Adolescência vai até os 32 anos, revela pesquisa de Cambridge; cérebro tem 5 fases
Gatinho adotado por delegacia da mulher ajuda no suporte às vítimas
Chip que devolve a visão deve chegar ao mercado em 2026
Pagamento do décimo terceiro é antecipado para esta sexta, 28; entenda