Copa do Mundo começa com energia solar em estádios e menos emissão de carbono

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Copa do Mundo começa com energia solar em estádios e menos emissão de carbono
O estádio Estádio Al Bayt é um dos que sediarão jogos da Copa 2022. Ele terá sistema de energia solar para refrigeração nas partidas - Foto: Shutterstock

A Copa do Mundo no Catar começa hoje e a estreia tem causado expectativas, mas apenas pela festa de abertura. É que o governo do país preparou uma estrutura sustentável especialmente para o evento: alguns estádios serão totalmente alimentados por energia solar!

O Education City, localizado em Doha, capital do país, é o maior de todos os estádios da copa. Ele terá refrigeração alimentada pela energia do sol, já que a previsão é que as temperaturas cheguem aos 40ºC no período do campeonato. O local tem área de 233 mil metros quadrados e espaço para 45.350 espectadores.

Outra medida sustentável do Catar para o torneio é a inauguração da primeira usina solar de grande porte. O empreendimento tem 800 megawatts (MW) de capacidade instalada e deverá abastecer 10% da demanda de eletricidade do país.

Zero carbono

Com a promessa de ser a primeiro Mundial da Fifa neutro em emissões de carbono, o Catar iniciou a mudança no último mês para fornecer energia limpa a moradores do país e todos os visitantes.

Segundo Saad Sherida Al Kaabi, ministro de energia do Catar, “a usina de Al Kharsaah é uma das iniciativas estratégicas do país em desenvolver projetos que contribuam para a redução das emissões, de forma a reduzir cerca de 1 milhão de toneladas nas emissões anuais de dióxido de carbono”.

“A vila Al Kharsaah foi escolhida após extensivos estudos para identificar os locais com a melhor eficiência operacional possível, levando em conta também os impactos geológicos, ambientais e sociais para a construção desta estação”, completou Al Kaabi.

O plano é que a usina seja ampliada para gerar 5 GW até 2035.

Leia mais notícias boas:

Copa do Mundo terá árbitras mulheres pela 1ª vez. Uma é brasileira!

Governo aprova expedientes mais curtos em dias de jogos do Brasil na Copa

Após convocação para a Copa do Mundo, Pedro pede namorada em casamento

Energia solar em estádios

Além de a Copa ter os estádios com refrigeração alimentada por energia solar, a FIFA quer garantir outras medidas sustentáveis e incentivar o uso de meios que não são agressivos ao meio ambiente.

Isso inclui iniciativas para reduzir deslocamentos e viagens durante o evento e evitar o uso de combustível; promover o uso de ônibus elétricos e metrô, utilizar métodos sustentáveis na construção de estádios e garantir o uso eficiente de água e energia.

Veja os estádios da Copa no Catar modificados com energia solar.

  • Estádio Al Bayt

Palco da abertura da Copa, conta com capacidade para 60 mil pessoas e receberá nove jogos da competição. O estádio tem um sistema de iluminação no estacionamento completamente abastecido por energia solar.

  • Estádio Al Janoub

Com capacidade para 40 mil pessoas, o estádio receberá sete jogos da copa. As cercas temporárias em seu perímetro externo contam com iluminação abastecida por um sistema de energia solar.

  • Estádio Al Thumama

Casa de oito jogos da competição, esse estádio para 40 mil pessoas contou com um centro de pesquisa para estudar o uso de um sistema de resfriamento de alta eficiência abastecido unicamente por painéis fotovoltaicos.

Centro de treinamento Al Wahda

Esse centro de treinamento contará com um monitor de qualidade de ar abastecido por energia solar.

Além dos estádios adaptados com energia solar, uma usina foi construída para abastecer a população - Foto: Shutterstock

Além dos estádios adaptados com energia solar, uma usina foi construída para abastecer a população – Foto: Shutterstock

Com informações de O Tempo