Ave considerada extinta há 140 anos volta a ser avistada na Oceania! VÍDEO

Olha que incrível! Após 140 anos, uma ave que era tida como extinta é vista pela primeira vez. O pássaro raríssimo foi filmado e fotografado por cientistas americanos na floresta da Ilha Fergusson, em Papua-Nova Guiné.
O pombo-faisão-de-nuca-preta, espécie nativa do país localizado na Oceania, não era documentada desde 1882. O registro da ave foi feito recentemente, em setembro e divulgado agora.
“Depois de um mês de busca, ver aquelas primeiras fotos do pombo-faisão foi incrível. É o tipo de momento com o qual você sonha toda a sua vida como conservacionista e observador de pássaros”, celebrou o diretor da American Bird Conservancy, John C. Mittermeier, colíder da expedição.
Espécie raríssima
Com nome científico do pombo-faisão-de-nuca-preta é Otidiphaps insularis. Ele foi observado pela primeira e única vez no ano do século XIX e, desde então, nunca mais foi encontrado, levando os pesquisadores a considerá-lo extinto.
Missão difícil
A grande descoberta da existência da ave se deu após moradores da Ilha Fergusson se surpreenderem com a presença de um pássaro diferente na região.
Os rumores correram o mundo, até que cientistas do Cornell Lab of Ornithology, dos Estados Unidos, resolveram ir até lá conferir o bicho de perto.
Foi difícil localizar o pombo-faisão-de-nuca-preta, ele não estava muito a fim de se exibir para os pesquisadores. hahaha
Mas com o auxílio de um caçador chamado Augustin Gregory, foi passado aos biólogos o “caminho das pedras”.
Ave “tímida”
Mas, não para por aí. Mesmo com as câmeras posicionadas, não foi nada fácil registrar imagens do pombo-faisão-de-nuca-preta.
Segundo o chefe da expedição, os vídeos e fotos da ave supostamente extinta só foram feitos dois dias antes da data na qual o equipamento seria desmontado.
Os especialistas acreditam que a população dela seja pequena e esteja diminuindo. Para mudar o quadro, há planos de realizar uma nova expedição à ilha para conhecer melhor o animal e o ambiente em que ele vive, além de iniciar uma campanha para salvar a espécie da extinção.
Confira o vídeo desta linda ave:
I am super excited to share the first video of the Black-naped pheasant-pigeon, a species from Papua New Guinea lost to science for 140 years! @ABCbirds @rewild @Jordan_Boersma @johnmittermeier pic.twitter.com/QplRA36Xr0
— Jason Gregg (@JasonJGregg) November 17, 2022
Com informações do Euro News

Mulher que salvou brasileira de estupro em trem será condecorada em Paris
Sai ranking das melhores cafeterias; tem 7 brasileiras na lista
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Uso da energia limpa supera o do carvão pela 1ª vez na história
Idoso de 95 anos cria fã-clube de Taylor Swift em casa de repouso
Homens se unem para resgatar três baleias encalhadas em praia; vídeo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara