Ave considerada extinta há 140 anos volta a ser avistada na Oceania! VÍDEO

Olha que incrível! Após 140 anos, uma ave que era tida como extinta é vista pela primeira vez. O pássaro raríssimo foi filmado e fotografado por cientistas americanos na floresta da Ilha Fergusson, em Papua-Nova Guiné.
O pombo-faisão-de-nuca-preta, espécie nativa do país localizado na Oceania, não era documentada desde 1882. O registro da ave foi feito recentemente, em setembro e divulgado agora.
“Depois de um mês de busca, ver aquelas primeiras fotos do pombo-faisão foi incrível. É o tipo de momento com o qual você sonha toda a sua vida como conservacionista e observador de pássaros”, celebrou o diretor da American Bird Conservancy, John C. Mittermeier, colíder da expedição.
Espécie raríssima
Com nome científico do pombo-faisão-de-nuca-preta é Otidiphaps insularis. Ele foi observado pela primeira e única vez no ano do século XIX e, desde então, nunca mais foi encontrado, levando os pesquisadores a considerá-lo extinto.
Missão difícil
A grande descoberta da existência da ave se deu após moradores da Ilha Fergusson se surpreenderem com a presença de um pássaro diferente na região.
Os rumores correram o mundo, até que cientistas do Cornell Lab of Ornithology, dos Estados Unidos, resolveram ir até lá conferir o bicho de perto.
Foi difícil localizar o pombo-faisão-de-nuca-preta, ele não estava muito a fim de se exibir para os pesquisadores. hahaha
Mas com o auxílio de um caçador chamado Augustin Gregory, foi passado aos biólogos o “caminho das pedras”.
Ave “tímida”
Mas, não para por aí. Mesmo com as câmeras posicionadas, não foi nada fácil registrar imagens do pombo-faisão-de-nuca-preta.
Segundo o chefe da expedição, os vídeos e fotos da ave supostamente extinta só foram feitos dois dias antes da data na qual o equipamento seria desmontado.
Os especialistas acreditam que a população dela seja pequena e esteja diminuindo. Para mudar o quadro, há planos de realizar uma nova expedição à ilha para conhecer melhor o animal e o ambiente em que ele vive, além de iniciar uma campanha para salvar a espécie da extinção.
Confira o vídeo desta linda ave:
I am super excited to share the first video of the Black-naped pheasant-pigeon, a species from Papua New Guinea lost to science for 140 years! @ABCbirds @rewild @Jordan_Boersma @johnmittermeier pic.twitter.com/QplRA36Xr0
— Jason Gregg (@JasonJGregg) November 17, 2022
Com informações do Euro News

Pacientes que ficaram cegos voltam a detectar objetos com terapia genética e óculos especiais; estudo
Elefantinha ferida por lança é salva e encontra melhor amiga em santuário no Quênia
Mulher salva coruja presa em arame farpado com ajuda de desconhecidos: corrente do bem
Nobel da Paz 2026 vai para jurista idosa que ajudou vítimas de guerra e enfrentou genocídio
Nova injeção destrói células de gordura localizada sem cirurgia, revela estudo
Novo curativo para diabéticos combate infecções e ajuda a pele a cicatrizar feridas; estudo alemão
Carreta que detecta câncer de pulmão ganha prêmio após diagnosticar 18 casos na Bahia
Alunas de escola pública de Sergipe vencem dois prêmios internacionais de ciência no Paraguai
Brasil bate recorde histórico de voluntários para a Copa do Mundo Feminina de 2027