Ave considerada extinta há 140 anos volta a ser avistada na Oceania! VÍDEO

Olha que incrível! Após 140 anos, uma ave que era tida como extinta é vista pela primeira vez. O pássaro raríssimo foi filmado e fotografado por cientistas americanos na floresta da Ilha Fergusson, em Papua-Nova Guiné.
O pombo-faisão-de-nuca-preta, espécie nativa do país localizado na Oceania, não era documentada desde 1882. O registro da ave foi feito recentemente, em setembro e divulgado agora.
“Depois de um mês de busca, ver aquelas primeiras fotos do pombo-faisão foi incrível. É o tipo de momento com o qual você sonha toda a sua vida como conservacionista e observador de pássaros”, celebrou o diretor da American Bird Conservancy, John C. Mittermeier, colíder da expedição.
Espécie raríssima
Com nome científico do pombo-faisão-de-nuca-preta é Otidiphaps insularis. Ele foi observado pela primeira e única vez no ano do século XIX e, desde então, nunca mais foi encontrado, levando os pesquisadores a considerá-lo extinto.
Missão difícil
A grande descoberta da existência da ave se deu após moradores da Ilha Fergusson se surpreenderem com a presença de um pássaro diferente na região.
Os rumores correram o mundo, até que cientistas do Cornell Lab of Ornithology, dos Estados Unidos, resolveram ir até lá conferir o bicho de perto.
Foi difícil localizar o pombo-faisão-de-nuca-preta, ele não estava muito a fim de se exibir para os pesquisadores. hahaha
Mas com o auxílio de um caçador chamado Augustin Gregory, foi passado aos biólogos o “caminho das pedras”.
Ave “tímida”
Mas, não para por aí. Mesmo com as câmeras posicionadas, não foi nada fácil registrar imagens do pombo-faisão-de-nuca-preta.
Segundo o chefe da expedição, os vídeos e fotos da ave supostamente extinta só foram feitos dois dias antes da data na qual o equipamento seria desmontado.
Os especialistas acreditam que a população dela seja pequena e esteja diminuindo. Para mudar o quadro, há planos de realizar uma nova expedição à ilha para conhecer melhor o animal e o ambiente em que ele vive, além de iniciar uma campanha para salvar a espécie da extinção.
Confira o vídeo desta linda ave:
I am super excited to share the first video of the Black-naped pheasant-pigeon, a species from Papua New Guinea lost to science for 140 years! @ABCbirds @rewild @Jordan_Boersma @johnmittermeier pic.twitter.com/QplRA36Xr0
— Jason Gregg (@JasonJGregg) November 17, 2022
Com informações do Euro News

Restaurante dos sortudos já fez 5 clientes ganharem na loteria e ficarem milionários
Dólar derrete após cessar fogo no Irã; menor nível desde maio de 2024
Coelhinho resgatado aprende a jogar Jenga e vira campeão; vídeo
Mulher “adota” idosa viúva que mudou de cidade sozinha: “anjos existem”
Peixe betta branco fica azul de felicidade após ganhar um lar; vídeo viralizou
Abril terá passagem de cometa e 2 chuvas de estrelas cadentes: veja as datas
Tratamento contra câncer de mama que não cai cabelo já está disponível no SUS
Homem que vive na rua escreve bilhete pedindo ajuda para tratar cachorrinho doente… e consegue
“Deus salvou a gente”, diz motorista de carro atingido por árvore durante tempestade
Menino de 8 anos comemora vitória contra o câncer dançando e dando pirueta; video