Irmãos ficam órfãos menores de idade, criam próprio negócio e vencem como empreendedores

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Irmãos ficam órfãos menores de idade, criam próprio negócio e vencem como empreendedores
Amaury foi quem teve o primeiro contato com a contabilidade durante um emprego como auxiliar administrativo. Foto: G1

Sabe aquele ditado, “Se a vida te der limões, faça uma limonada”? Foi exatamente isso que os irmãos Amaury Mendes da Silva, 59, e Sandra Mendes da Silva Morales, 57, fizeram após ficarem órfãos ainda muito jovens. Eles abriram o próprio negócio, cresceram e venceram!

De Jundiaí, interior de São Paulo, os irmãos perderam os pais quando tinham apenas 17 e 14 anos. De família humilde, eles tiveram que se virar sozinhos e aprenderam na marra a conquistar o próprio dinheiro.

Foi quando, poucos anos depois, nasceu o escritório de contabilidade que já tem 30 anos no mercado. “Tenho a sensação de que aceitamos nossa condição e começamos a correr atrás de viver, pagar as contas, mas sempre era apertada a situação. Pouco sobrava para nós no início. Tenho para mim que, sem saber, nossa mãe nos preparou para sermos fortes e que nada viria fácil”, comentou Sandra.

Dificuldades

O pai de Amaury e Sandra era caminhoneiro e era quem sustentava a casa. Após ele falecer, Amaury, que tinha apenas 17 anos, assumiu a responsabilidade de ser “o homem da casa”.

Sandra, naquele tempo, ainda era muito nova e não podia trabalhar. Além dos dois irmãos e a mãe, uma prima deles, também muito nova, precisou morar com a família, o aumentou ainda o orçamento da família.

Não bastasse tudo isso, dois anos depois outro baque na vida dos irmãos: a mãe também faleceu. “Com isso, a minha responsabilidade (com as contas) ficou ainda maior”, lembra Amaury.

Contabilidade

Amaury foi quem teve o primeiro contato com a contabilidade durante um emprego como auxiliar administrativo. Ele se apaixonou pela área e fez faculdade assim que pôde pagar pelas mensalidades.

Ele abriu seu primeiro escritório com mais dois amigos, mas não foi para frente. No começo dos anos 90 ele começou a atender clientes de forma autônoma, quando Sandra entrou no negócio para ajudar.

Irmãos se ajudaram

Apesar do negócio estar dando os primeiros passos, Amaury ficou receoso de deixar o emprego como auxiliar administrativo e boa parte da responsabilidade da empresa de contabilidade ficou com Sandra que não deixou a peteca cair nos momentos em que o irmão queria desistir de tudo.

Contando com a ajuda da irmã, Amaury conseguiu se organizar e, em setembro daquele mesmo ano, saiu da fábrica onde atuava há 17 anos para se dedicar exclusivamente ao escritório.

Hoje, a empresa deles completa 30 anos de muito sucesso e trabalho. Eles têm 14 funcionários e mais de 160 clientes.

Que história Incrível! Parabéns aos irmãos guerreiros!

De Jundiaí, interior de São Paulo, os irmãos perderam os pais quando tinham apenas 17 e 14 anos. Foto: G1

De Jundiaí, interior de São Paulo, os irmãos perderam os pais quando tinham apenas 17 e 14 anos. Foto: G1

Com informações de G1