Lei aprova distribuição de remédio à base de canabidiol pelo SUS em SP

A nova lei, que garante o acesso gratuito de pacientes a remédios com canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo, finalmente vai sair do papel.
A notícia foi muito comemorada por pacientes que precisam desses remédios e que, muitas vezes, não têm condições financeiras para custeá-los.
Com o novo texto publicado, os medicamentos canabinoides devem ser distribuídos gratuitamente para todos que apresentarem laudo médico e prescrição justificando o tratamento.
A lei, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), entra em vigor daqui a 90 dias e estabelece o prazo de um mês, a contar desta sexta, para a Secretaria da Saúde do Estado implementar todas as diretrizes previstas. Veja abaixo quem pode e como solicitar a gratuidade.
Debate público
Os deputados envolvidos na criação da lei, também demonstraram o interesse de o assunto se tornar um debate público, já que o canabidiol, mesmo aprovado pela Anvisa para uso medicinal, ainda é muito estereotipado aqui no Brasil.
Um dos objetivos do texto é “promover políticas públicas de debate e fornecimento de informação a respeito do uso da medicina canábica por meio de palestras, fóruns, simpósios, cursos de capacitação de gestores e demais atos necessários”.
A pauta também estabelece que a Secretaria da Saúde do Estado deve criar uma comissão de trabalho para ajudar na disseminação de informações reais e concretas.
O grupo deve ser composto por técnicos, representantes de pacientes e de associações sem fins lucrativos de apoio e pesquisa sobre a cannabis.
Como é feito o cadastro
Todos os pacientes passarão por um cadastro, que é obrigatório. Esses dados serão recolhidos online e deve conter informações sobre o estado de saúde do paciente, localidade onde reside, renda familiar, entre outras informações básicas.
No formulário, o paciente ou responsável também precisará comprovar que não tem condições financeiras de comprar o tratamento na rede privada.
A distribuição de remédio à base de canabidiol pelo SUS em São Paulo só acontecerá para tratamentos indicados na Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
O cadastro dos pacientes aptos a receberem canabinoides pelo SUS terá validade de um ano e só é renovável mediante a apresentação de um novo laudo médico contendo a evolução do caso após o uso do medicamento e nova prescrição com posologia, quantitativo necessário e tempo de tratamento previsto.
Leia mais notícias boas:
- Arlindo Cruz melhora com tratamento à base de óleo de canabidiol
- Canabidiol protege neurônios e previne Alzheimer diz novo estudo
- Canabidiol está sendo testado com sucesso no tratamento de 20 doenças
Uso medicinal
O uso medicinal da substância já foi comprovado por pesquisas científicas dos últimos anos. Os estudos apontaram que o canabidiol traz benefícios para pessoas autistas, com Parkinson, Alzheimer, epilepsia e doenças raras, por exemplo.
Pela primeira vez, a justiça brasileira determina que a Anvisa libere um remédio a base de THC, que é uma substância proibida no nosso país.
Em outubro do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) emitiu uma resolução que restringia o uso e a discussão pública sobre canabinoides no Brasil. A medida proibiu médicos de ministrar palestras e cursos sobre uso de produtos derivados da cannabis fora do ambiente científico.
Menos de uma semana após publicar a resolução, o CFM recuou da decisão após uma forte oposição da sociedade civil e um questionamento do Ministério Público Federal. A entidade afirmou que iria rediscutir o tema e abrir uma nova consulta pública sobre o uso de canabinoides.
 
    Com informações do GuiaDaFarmácia

 Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR