Pela 1ª vez no Carnaval, bloco de rua no Rio terá espaço acessível para PcD

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Pela 1ª vez no Carnaval, bloco de rua no Rio terá espaço acessível para PcD
O bloco de rua para PcDs terá área de acessibilidade com uma planta de 30 x 14 metros sem obstáculos, garantindo a circulação de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida. - Foto: reprodução

O Carnaval é para todos! É por isso que, pela primeira vez na história do Carnaval do Rio de Janeiro, um bloco de rua terá espaço acessível para Pessoas com Deficiência (PcD).

A área de acessibilidade contará com uma planta de 30 x 14 metros sem obstáculos, garantindo a circulação de pessoas em cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida, intérprete de Libras, palco elevado para pessoas com baixa estatura, banheiro acessível, rotas reduzidas e rampas de acesso.

A iniciativa é do bloco Sargento Pimenta em parceria com O Boticário, que criaram o “Espaço Acessível do Boticário”. “Hoje, as pessoas com deficiência representam aproximadamente 24% da população brasileira, segundo o IBGE. E, mesmo representando uma parcela grande da população, há uma longa jornada a ser percorrida para garantir que elas sejam incluídas de fato na sociedade”, afirmou Marcela de Masi, diretora-executiva de Marketing do Grupo Boticário, ao Só Notícia Boa.

Para assegurar a diversão de todos, a área vai dar acesso aos acompanhantes e amigos das pessoas com deficiência. O espaço está em meio ao maior bloco de rua do Rio de Janeiro, que é reconhecido pela trilha dos Beatles em ritmo de samba que, neste ano, estima receber 500 mil pessoas.

Como surgiu

O bloquinho surgiu em 2010 por iniciativa de um grupo de treze pessoas apaixonadíssimas por Beatles e é aí que está o diferencial do bloco de rua.

O nome é inspirado no álbum da banda Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Banda Coração Solitário do Sargento Pimenta, em tradução livre).

Os foliões se fantasiam com as roupas de cadetes que os quatro Beatles usam na capa do álbum e a bateria segue o ritmo da beatlemaníaca. A concentração será no dia 20 de fevereiro às 20h, no Flamengo.

Carnaval para todos

A ideia de levar para um bloco de rua um espaço para PcD é uma maneira de promover mais a diversidade, inclusão e equidade no carnaval.

“A nossa ideia, ao patrocinar essa iniciativa no carnaval carioca, é que a gente possa usar esse momento de grande visibilidade para trazer uma pauta que é importante o ano inteiro. Acreditamos que essa é uma forma importante de expressar o amor pelo carnaval. Afinal, ele precisa ser para todas as pessoas”, disse.

Para os foliões que não têm a chance de aproveitar totalmente o carnaval por falta de um espaço acessível, a notícia foi recebida com muita alegria.

“A pauta das pessoas com deficiência, que parece simples, é negligenciada há muitos anos. Ter um evento habilitado para nos receber será ótimo não somente para nós, mas também para idosos, grávidas, carrinhos de bebê, jovens com limitação temporária, além de evitar muitos acidentes”, comentou Camila Cabral, foliã e também presidente do Bloco Senta que Eu Empurro.

Leia mais notícias boas:

Histórias reais

Para montar o espaço, o bloco contou com uma equipe que se inspirou em histórias reais, de pessoas que enfrentam inúmeras barreiras levantadas pela falta de acessibilidade para curtir o carnaval.

“É preciso que os grupos minorizados sejam cada vez mais contemplados e considerados em todos os ambientes. Projetos como esse, com marcas relevantes no cenário nacional, como é o caso do Boticário, proporcionam diálogo e dão protagonismo para quem, muitas vezes, é socialmente invisibilizado. Por isso, teremos influenciadores com diversidade de deficiências participando do espaço e contando suas histórias reais”, conta Thays Almendra, CEO da Digital Social, responsável pelo desenvolvimento criativo do espaço.

“O carnaval é uma grande conversa que mobiliza as redes sociais e impacta a cultura e comportamentos o ano inteiro. E essa é uma reivindicação importante dos grupos minorizados”, apontou Larissa Magrisso, VP de Criação e Conteúdo da W3haus, envolvida no projeto.

SERVIÇO | Carnaval Acessível do Boticário

  • Para participar: a partir do dia 16 de fevereiro, os interessados podem realizar seu pré-cadastro na landing page da ação: https://www.carnavalparatodomundo.com/
  • Quem pode se cadastrar: pessoas com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou múltipla e seus acompanhantes.
  • Ponto de encontro para acesso ao bloco: Bossa Nova Mall. Endereço: Av. Alm. Silvio de Noronha, 365 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. Basta ir ao Ponto de Encontro para pegar uma carona com o Boticário!
O bloco Sargento Pimenta é um dos mais tradicionais do carnaval carioca. - Foto: reprodução

O bloco Sargento Pimenta é um dos mais tradicionais do carnaval carioca. – Foto: reprodução