Carnaval é festa, teve abuso? Procure o Bloco do Disque 100

Carnaval é tempo de diversão e folia, mas se houver abuso, não se cale: peça ajuda! A campanha “Bloco do Disque 100” foi criada pelo governo federal para receber denúncias de violação de direitos humanos neste período. É um canal gratuito para fazer denúncias.
O Disque 100 é um serviço que funciona de graça e sigiloso com funcionamento 24 horas por dia, inclusive feriado, para receber denúncias. O canal também tem atendimento em Libras.
Coordenado pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o serviço está disponível também por meio do site da Ouvidoria, aplicativo Direitos Humanos, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61 – 99656-5008).
A parceria
A iniciativa que marca a retomada do canal do governo federal é resultado de uma parceria do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) do Ministério do Turismo.
Em ambiente online, a ação segue até 22 de fevereiro, quarta de cinzas.
Com o lema “A alegria é um direito fundamental”, a campanha pretende combater todas as formas de violação de direitos humanos, em especial em defesa de crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiências e LGBTQIA+.
Leia mais notícias boas
- Não curte Carnaval? Veja 8 lugares legais para fugir da folia
- Pela 1ª vez no Carnaval, bloco de rua no Rio terá espaço acessível para PcD
- Carnaval: 7 dicas para proteger sua pele contra queimaduras do sol antes de viajar
Divulgação
O MDHC veicula, nas redes sociais (@mdhcbrasil), peças virtuais sobre o Bloco do Disque 100, para reforçar a importância do respeito, empatia e o cuidado com o próximo.
Para incentivar o compartilhamento, o ministério criou uma página com os conteúdos especiais, artes e produtos para download.
Paralelamente, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) lançam Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval 2023.
A iniciativa quer sensibilizar a população brasileira sobre os cuidados para com crianças e adolescentes e como denunciar violações de direitos, em especial, o trabalho infantil e a violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes.
Divirta-se na festa de Momo, mas com respeito! Não é Não!

Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania