Médico consegue virar bebê na barriga da mãe, evita cesariana e vídeo viraliza!

Que cena incrível! Momentos antes do parto, um médico conseguiu virar um bebê – que estava sentado na barriga da mãe – e realizar o sonho dela que queria parto normal, em vez de cesariana.
O vídeo mostra o obstetra, com todo cuidado e lentamente, virando o bebê de posição até ele se “encaixar” para nascer sem cirurgia. As imagens são tão impressionantes que já foram vistas mais de 4 milhões de vezes no Youtube.
“Nem sempre um bebê sentado irá precisar de uma cesariana! Nesse vídeo mostro a manobra para colocar o bebê sentado (pélvico) para ficar com a cabeça para baixo (cefálico), chamada Versão Cefálica Externa (VCE)”, explicou o médico Wagner Fernandez na legenda do vídeo. (assista abaixo)
Vídeo autorizado pelos pais
O médico lembrou que o vídeo foi postado sem edição e com a autorização do casal, pais do bebê.
Nas imagens, ele pede para a mãe dizer se sente alguma coisa e a gestante demonstra estar à vontade e confiante. Depois de certo tempo, o bebê vira e o ultrassom comprova: ele está na posição para o parto normal.
“Eu estou preso nesse vídeo do médico colocando o bebê na posição certa pro parto. Nem sabia que existia isso. Chocado”, comentou um usuário do Twitter, que repostou o vídeo.
Especializado em parto normal
Wagner Hernandez é médico do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista. Ele é especializado em gestação de alto risco, gravidez gemelar e parto normal.
O obstetra postou no Youtube o vídeo da manobra chamada Versão Cefálica Externa (VCE) e logo viralizou inclusive em outras redes sociais.
Indicações dessa manobra
A Versão Cefálica Externa (VCE) é um procedimento usado para que um bebê com apresentação pélvica (sentado) ou situação transversal (de lado) passe a ter uma apresentação cefálica (de cabeça para baixo) antes do início do trabalho de parto.
Assim, quando a VCE funciona, é bem provável que a mãe consiga ter um parto vaginal facilitado pela posição do bebê.
Geralmente a manobra é realizada antes do início do trabalho de parto e em torno de 37 semanas de gestação. Mas, em alguns casos, também pode ser feita durante o trabalho de parto, antes da ruptura da membrana amniótica, a famosa “bolsa”.
Para a manobra, o recomendável é que a gestante tenha de 36 a 42 semanas de gravidez.
O ideal é que a versão seja feita entre 36 e 38 semanas porque o bebê ainda está pequeno e há maior quantidade de líquido amniótico e espaço para que ele se mova no útero.
Antes de 36 semanas, é provável que o bebê mude sozinho para uma posição de cabeça para baixo (apresentação cefálica).
Leia mais notícias boas
- Diretor faz parto de adolescente de 16 no banheiro de escola. “Foi muito rápido”
- SOS Litoral Norte de SP! Helicóptero resgata criança e mulher em trabalho de parto
- Parto raro com bebê empelicado emociona em Hospital do Pará
Taxas de sucesso
De acordo com estudos, a VCE tem uma taxa média de sucesso de 58%, sendo que a primeira tentativa é aquela que apresenta maior chance de êxito.
A versão tem maior probabilidade de sucesso quando:
- A mãe já teve pelo menos uma gravidez e parto;
- Não há partes do bebê, como pé ou perna, envolvidas pela pelve materna;
- O feto está cercado por uma quantidade normal de líquido amniótico e
- O procedimento é feito com idade gestacional adequada e antes do início do trabalho de parto.
Assista ao vídeo impressionante:
eu estou preso nesse vídeo do médico colocando o bebê na posição certa pro parto. nem sabia que existia isso chocado pic.twitter.com/Ay7bbwH6nf
— Leandro Vicente (@levvitalk) April 15, 2023
 
    Com informações de Nova Mulher e Instituto Villa

 Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR