Brasileira de 94 anos deve se tornar a estudante mais idosa do mundo

Aos 94 anos, uma brasileira pode entrar para o Guiness Book como a estudante mais idosa do mundo. A pernambucana, do sertão, voltou para a escola determinada a realizar o sonho de aprender a ler e escrever. Primeiro, quis formar os nove filhos e ajudar a criar netos e bisnetos.
Maria Edelzuita de Souza é o orgulho de Petrolina (PE) e virou a estudante queridinha da Secretaria de Educação de Pernambuco. De mochilinha e camiseta de uniforme, a idosa não perde uma aula e ama os colegas de turma e os professores. Um exemplo e tanto para o Brasil e o mundo.
A Secretaria de Educação de Pernambuco quer inscrever Dona Edelzuita no Guiness Book (Livro dos Recordes) por ela superar, em 10 anos, o estudante queniano Kimani Maruge Ng’ang’a, considerado atualmente o estudante mais idoso do mundo.
De volta à escola
A idosa está no 3º módulo no Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, em Petrolina, sertão de Pernambuco. No Dia do Estudante (11/08) ela foi homenageada na escola.
Dona Edelzuita é tão querida que foi recebida, pelos colegas, professores e funcionários da escola com cartazes de boas-vindas e palavras de estímulo.
“Estudem, no estudo é que se aprende tudo. Na escola se aprende o que é bom. Eu queria ser menina de novo pra começar agora e terminar só na faculdade”, disse a idosa.
Leia mais notícia boa:
- Difusor com fragrâncias para dormir melhora memória de idosos, descobre estudo
- Idosos de asilo no CE vão pela primeira vez na praia e alegria contagia
- Idosa de 100 anos se recusar a parar de trabalhar: ‘impede dores e sofrimento’
História de vida
Com uma história de vida marcada por dificuldades, a idosa foi proibida de estudar pelo pai. Segundo ela, o pai tinha medo que ela pudesse escrever “cartas para os namorados”.
A mãe da estudante, no entanto, era diferente: sabia ler e escrever e ensinou para ela as letras, as sílabas e como juntá-las para formar pequenas palavras. Mas ela só chegou até aí.
Em 2022, Dona Edelzuita, então com 93 anos, começou a estudar. Ela resolveu realizar o sonho de estudar após a morte do marido José Rufino com quem viveu por 60 anos.
Agora, aos 94 anos, a estudante idosa tem planos para o futuro: pretende escrever para contar a história de vida dela e como o estudo é importante. Viva!
Com informações da Secretaria de Educação de Pernambuco

Filho de merendeira é aprovado em 1º lugar em Medicina na UFCG
Empresa do cantor Jão lança cursinho gratuito para pessoas trans
Jovem que vive nas ruas salva motorista de Mercedes durante inundação em BH; vídeo
Brasileiros no Grammy 2026; veja indicados e como assistir neste fim de semana
Cannabis medicinal: filme sobre pai e filho precursores é lançado após regulamentação da Anvisa
Menino brasileiro superdotado conquista medalha em olimpíada internacional de ciência
Nasa descobre planeta parecido com a Terra, 50% habitável; veja como é
Chanel inova e faz desfile com modelos 40+ em Paris: beleza na maturidade; vídeo
Idoso encontra cachorrinho perdido há meses; usava cartaz pendurado no pescoço; vídeo
Cientista espanhol consegue eliminar câncer de pâncreas em ratos com 3 medicamentos