Padre Lancellotti convida homem em situação de rua para receber medalha da Justiça

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Padre Lancellotti convida homem em situação de rua para receber medalha da Justiça
MJSP concede título de Grã-Cruz da Ordem do Mérito ao Padre Júlio Lancellotti. - Foto: Divulgação/ Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Ao ser homenageado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com a Ordem do Mérito, no Grau Grã-Cruz, o padre Júlio Lancellotti chamou um homem em situação de rua para receber a medalha ao lado dele.

O padre convidou o instrumentista Emerson Silva Pavão para receber a medalha, na cerimônia realizada na Capela São Judas Tadeu, na Mooca, em São Paulo. O músico está em situação de rua e toca na igreja em que o religioso celebra a missa.

Padre Júlio Lancellotti, de 74 anos, recebeu o título concedido a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao país e aos brasileiros na área da Justiça. O trabalho dele foi reconhecido internacionalmente inclusive pela Unesco.

Um trabalho social

Na cerimônia, o padre Lancelotti ressaltou que todo e qualquer trabalho social deve ser coletivo.

“Nessa emergência climática que nós estamos vivendo, todos podemos oferecer água, afeto, partilhar alimento. Nós cobramos, lutamos, nos engajamos nas lutas, nas políticas chamadas políticas públicas. Mas tem uma parte que é nossa, como irmãos e irmãs.”

Para o padre Lancellotti, este é um compromisso de todos, não de uma ou outra religião.

“De qualquer religião ou se nenhuma religião, somos seres humanos”, afirmou. “Que cada um de nós esperemos respostas políticas, econômicas, sociais de defesa dos direitos humanos, mas reconheça nas pessoas em situação de rua irmãos e irmãs.”

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou as realizações do padre Lancellotti.

“Esse trabalho social é um trabalho de justiça e um trabalho de segurança pública porque só existe segurança pública quando há plenitude de direitos para todos”, disse.

Em seguida, o ministro acrescentou que: “Não há paz sem justiça”.

Rede de Solidariedade

Nas redes sociais do padre Lancellotti, fieis, seguidores e fãs elogiaram a iniciativa a concessão da medalha.

Um internauta definiu: “Padre Júlio é o verdadeiro cristianismo na prática”.

Para uma seguidora, o trabalho social realizado pela equipe do padre sintetiza os valores que têm de ser assimilados pela sociedade.

“Pessoas em situação de rua, vocês existem e são valiosas para nós”, disse ela

Para outra seguidora, não há dúvidas sobre quem é o padre Lancellotti.

“Um padre na frente do tempo, mostrando ao vivo como Jesus fazia. Melhor padre do Brasil. Parabéns, padre Júlio Lancellotti”, afirmou.

Leia mais notícia boa:

Trajetória

Pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, na zona leste de São Paulo, e pedagogo, o padre Júlio Lancellotti faz uma das mais intensas campanhas de defesa dos direitos humanos e assistência a pessoas em situação de rua.

É o coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo. Como religioso, recebeu uma série de prêmios e reconhecimentos.

O título de Grã-Cruz foi publicado por ordem do presidente da República, no Diário Oficial da União do dia 28 de agosto de 2023, dias após Padre Júlio sofrer ameaças de morte de extremistas. A medalha faz parte de uma coleção extensa do padre.

Padre Júlio Lancellotti recebe a medalha das mãos do ministro da Justiça, Flávio Dino, em cerimônia

Padre Lancellotti convida homem em situação de rua para receber a honraria ao lado dele

Com informações do Ministério da Justiça