Marta, Ronaldo e mais ícones do futebol prestam homenagens a Zagallo, enterrado no Rio

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Marta, Ronaldo e mais ícones do futebol prestam homenagens a Zagallo, enterrado no Rio
O mundo do futebol fez várias homenagens para Zagallo, o Velho Lobo, que foi enterrado neste domingo no Rio. - Foto: Lucas Figueiredo (CBF).

O mundo do futebol prestou homenagens merecidas ao multicampeão Zagallo, também conhecido como Velho Lobo, falecido no último dia 5 e enterrado neste domingo, 7, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Tite, Cafu, Zinho, Bebeto e Mauro Silva foram alguns que foram ao velório. Nas redes, entre os futebolistas que lembraram momentos emocionantes com o técnico e jogador, estão Marta e Ronaldo.Zagallo estava internado desde 26 de dezembro no Rio de Janeiro e, aos 92 anos, acabou não resistindo.

Querido em todo o Brasil, Mario Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão do mundo, foi lembrado por vários colegas. “Sua trajetória é extraordinária. Seu legado é inigualável. São 92 anos de história e o que fica comigo é a lembrança da sua emoção em vida – intensa, expressiva, apaixonado -, em todos os momentos compartilhados. Obrigado, mestre. Te amo. Descanse em paz”, disse Ronaldo Fenômeno em uma postagem no Instagram.

Homenagens na internet

O autor da famosa frase “Vocês vão ter que me engolir” foi campeão do pentacampeonato com a Seleção em 2002. Felipão, fez questão de lembrar a trajetória de Zagallo.

“Perdemos o nosso professor, que nos colocou em caminhos que jamais imaginávamos pela sua competência. E como pessoa, era melhor ainda”, disse.

Já Paulo Roberto Falcão, ex-técnico da seleção na década de 90, lembrou a famosa frase do Velho Lobo.

“Eu estava presente no dia que Zagallo fez aquela sua famosa frase: “vocês vão ter que me engolir”. Mas Zagallo não era só um homem de frases. Era um inovador. […] Hoje, vamos ter que dizer muito obrigado por tudo que você fez. Aliás, muito obrigado tem 13 letras, como você tanto gosta’, disse Falcão.

“Importante na carreira”

Para Juninho Paulista, ex-jogador e ex-coordenador da seleção, o Velho Lobo foi fundamental em sua carreira.

O jogador foi convocado pela primeira vez para a seleção em 1995, na época, Zagallo comandava a equipe.

Juninho ainda enalteceu o vanguardismo do técnico e a modernidade do time de 1970. “Hoje, o futebol joga daquela maneira. Tivemos o privilégio dele ser brasileiro, porque é um ícone mundial do futebol”, disse.

Marta presta homenagens

Marta, a maior estrela do futebol feminino do Brasil, tem muito em comum com Zagallo.

Assim como o técnico, Marta é alagoana e ambos possuem estátuas de cera no Museu da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio. As homenagens em tamanho real ficam expostas ao lado da de Pelé.

“Zagallo… nosso herói se foi… A personificação perfeita das cores verde e amarela na pele. Muito obrigado por você honrar nosso povo, nosso país, o futebol brasileiro e, principalmente, aos amantes da bola e da nossa Seleção. Ou melhor, a sua Seleção. Saudades!”, escreveu no Instagram.

Em 2018, Marta conquistou a sexta Bola de Ouro como melhor jogadora do mundo e o técnico enviou um vídeo especial para ela.

Leia mais notícia boa

Casagrande e Galvão

Dois nomes fortes do jornalismo esportivo brasileiro também fizeram questão de deixar homenagens ao Velho Lobo.

Em sua coluna em um site de notícias, Walter Casagrande destacou toda a gentileza e solicitude do técnico.

Já Galvão, visivelmente emocionado, agradeceu por tudo que o profissional fez pelo futebol brasileiro.

“Zagallo vai viver eternamente no coração de quem ama o futebol e a seleção brasileira de verdade”, disse.

Veja algumas das homenagens para Zagallo: