Como substituir o arroz em tempos de preço alto: 6 opções

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Como substituir o arroz em tempos de preço alto: 6 opções
Entre as opções para substituir o arroz estão vários tipos de purê, macarrão e saladas de legumes, ensina nutricionista. - Foto: Rens D /Unsplash

Sabia que tem como substituir o arroz? Como o saco de 5 Kg subiu para R$ 50, o jeito é trocar o produto por outros itens que cabem no bolso e sejam gostosos também.

A alternativa é buscar o carboidrato em tubérculos e raízes como batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cará e inhame. Lembrando que pão, milho, trigo, aveia e macarrão também são fontes de energia.

A nutricionista Larissa Cerqueira, de Brasília, cita cinco alternativas simples para substituir o arroz: Purê de batata-doce, salada de batata inglesa, salada de feijão com verduras, cuscuz de milho, banana da terra cozida, ou purê de banana são algumas opções… (vídeo abaixo)

Veja outras opções de pratos:

1- Arroz de legumes

Use brócolis e couve-flor para preparar o arroz de legumes. Os vegetais podem ser triturados no processador, depois refogados, ou cozidos rapidamente com água, para não amolecerem demais. É uma opção rica em vitaminas e minerais, com menos aminoácidos e carboidratos.

2- Arroz de couve-flor

No prato, a couve-flor bem picadinha fica parecida com o arroz e ainda tem baixas quantidades de carboidratos e calorias. Tem um sabor suave e uma textura e aparência semelhantes às do arroz cozido. Uma porção de 1/2 xícara (57 gramas) de couve-flor picada tem apenas 13 calorias, em comparação com 100 calorias para a mesma porção de arroz branco.

3- Arroz de brócolis 

Da mesma forma que a couve-flor, o brócolis bem picadinho é outra opção inteligente e nutritiva, mas com pouco carboidrato. Em 1/2 xícara do vegetal (57 gramas) é possível encontrar cerca de 15 calorias e 2 gramas de fibras. Fora que ele é fonte de vitamina C e é um poderoso antioxidante, que previne danos celulares e melhora a saúde imunológica.

Leia mais notícia boa

4- Quinoa

A quinoa tem sabor e textura semelhantes ao arroz. O jeito de fazer e o tempo de preparo são praticamente os mesmos. Melhor que isso: ela é isenta de glúten e tem mais proteínas do que o arroz – uma porção de 1/2 xícara (92 gramas) de quinoa fornece 4 gramas de proteína – o dobro da quantidade encontrada na mesma porção de arroz branco. Além disso também é rica em minerais vitais magnésio e cobre, que ajudam no metabolismo energético e na saúde óssea.

5- Cevada ou cevadinha

A cevada é semelhante à aveia. O gosto é neutro e o modo de preparo é simples, como o do arroz tradicional. O grão ainda é fonte de proteínas —5,52 g a cada 100 g do grão cozido — ferro, cálcio, zinco, selênio e vitaminas A e B.

Uma porção de 81 gramas de cevada cozida tem aproximadamente 100 calorias, como o arroz, porém com proteína, fibras e nutrientes como niacina, zinco e selênio.

Assista ao vídeo da nutricionista: