Grãos frescos e legumes ajudam a prevenir morte prematura, diz novo estudo

-
Por Vitor Guerra
Imagem de capa para Grãos frescos e legumes ajudam a prevenir morte prematura, diz novo estudo
Os grãos e legumes, quando colocados na dieta, ajudaram a reduzir os riscos de morte prematura. Foto: Freepik.

Inserir grãos e legumes na dieta pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, morte prematura, diabetes e muito mais. Bora colorir o prato?

O estudo, publicado por pesquisadores norte-americanos na BMC Medicine, levou em consideração resultados de outras 37 pesquisas na área. O objetivo era encontrar evidência de que uma dieta com menos alimentos de origem animal, traz benefícios ao corpo.

Substituir, por exemplo, a carne processada por nozes, legumes e outros grãos integrais, foi associada a uma incidência menor de doenças cardiovasculares. Apenas uma porção diária já é suficiente para colher resultados. Bora comer melhor?

Pano de fundo

A pesquisa foi realizada em um contexto onde o sistema alimentar, prevalecente é fortemente dependente de produtos de origem animal.

Além de sobrecarregar os recursos da Terra e agravar as alterações climáticas, esse sistema é ligado à carne vermelha e processada.

Segundo estudos passados, a carne processada está ligada a doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, principais causas de morte a nível mundial.

Assim, a investigação do de epidemiologia e nutrição da Harvard School of Public Health, em parceria com cientistas de nutrição do Centro Alemão de Diabetes em Dusseldorf, na Alemanha, quis descobrir: e se a gente comer mais grãos?

Redução das doenças

Ao todo, os pesquisadores analisaram um banco de dados com mais de 1.200 pesquisas. O grupo foi afunilando para estudos que tinham como enfoque na substituição da carne por grãos.

No final, 37 estudos globais foram escolhidos e os resultados mostram que, se você quer viver mais, é melhor começar a comer grãos e legumes.

A ingestão de nozes, em vez da carne processada, foi associada a um risco menor de diabetes tipo 2 em até 22%!

No geral, o índice de mortalidade para todas as causas também diminui ao analisar uma dieta com mais nozes, legumes e azeite, por exemplo.

Leia mais notícia boa

Como colocar grãos na dieta

Agora que você viu os resultados positivos que uma dieta saudável pode ter, vamos conhecer algumas opções?

Não precisa sair cortando a carne no geral, basta inserir opções saudáveis no cardápio que vai ficar tudo certo.

Veja agora algumas opções bacanas para começar uma alimentação mais saudável:

  • Leguminosas: o grão-de-bico, ervilha, lentilha, soja e favas são ótimos substitutos. Fontes de proteína vegetal e vitaminas, esses alimentos dão disposição, regulação a pressão arterial e podem ajudar no processo de emagrecimento.
  • Cereais integrais: cereais como o arroz, aveia, trigo, quinoa e o centeio, são também ótimas fontes de proteína vegetal. Além de fornecer vitaminas do complexo B, são ricos em fibra, o que melhora a saúde intestinal.
  • Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes, avelãs e macadâmias são ricas em gorduras positivas, esses alimentos também são fontes de vitaminas E e do complexo B.
Com apenas uma porção diária de grãos integrais, como as nozes, já é possível diminuir o risco de doenças cardíacas. Foto: Freepik.

Com apenas uma porção diária de grãos integrais, como as nozes, já é possível diminuir o risco de doenças cardíacas. Foto: Freepik.