Transplantado que se tornou atleta incentiva doação de órgãos e vira história de livro

Hoje, 27 de setembro, é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. E o transplantado atleta Ramon Lima, é exemplo e inspiração. Depois de conseguir um novo rim, ele virou corredor e hoje incentiva a doação de órgãos.
A garra desse brasileiro cheio de medalhas virou história no livro: “Papai tem três rins!”, que explica para crianças a importância de ser doador. O livro foi escrito por Inês Silva, mulher de Ramon. Ela conta que a história de Ramon é apresentada de forma didática e lúdica e pode estimular a doação de órgãos.
“Ter um médico como Alexandre Bignelli, disponível para tirar dúvidas e transparente em todo o processo, foi o que me deu segurança para falar com as minhas filhas e, depois, escrever o livro”, contou Inês em entrevista ao Só Notícia Boa.
O transplantado atleta que luta por doação órgãos
Até o transplante de rim, Ramon passou por diálise peritoneal e aguardou na fila de espera. Tempo suficiente para que ele e a família conversarem sobre doação de órgãos.
“Tivemos dificuldades em encontrar livros infantis ou materiais que nos ajudassem a abordar o tema com nossas filhas”, relembrou Inês Silva.
Ao mesmo tempo que era personagem do livro, Ramon decidiu que era preciso fazer mais. Foi aí que resolveu unir a paixão por corrida e o “marketing” para divulgar a importância de doar órgãos;
Leia mais notícia boa
- Menino recebe 5 transplantes de órgãos ao mesmo tempo; doença rara
- Família doa órgãos do filho Lucas; disse em trabalho escolar que queria ser doador
- Nova técnica revive órgãos que seriam descartados; 10 transplantes de rim deram certo
Liga de Transplantados
Ramon passou a acumular medalhas e prêmios. Foi quando teve uma ideia: criar a 1.ª Liga Nacional de Transplantados, em parceria com atletas brasileiros transplantados de fígado, rins, pulmão, pâncreas, coração e medula.
“Precisei superar limites e medos. Só depois de conhecer atletas transplantados é que percebi minha capacidade de retomar o esporte, que sempre fez parte de mim.”
Essa determinação de Ramon contagia e outras pessoas se sentiram estimuladas a também divulgar suas histórias.
Vidas retomadas
Como Ramon, Letícia dos Santos, de 17 anos, viu a vida dela virar de cabeça para baixo ao saber que teria de receber um rim. É que ela, mesmo jovem, passou a ter crises de hipertensão porque seu rim funcionava mal.
Até a cirurgia, a jovem passou por várias restrições, inclusive a impossibilidade de não poder ir ao estádio assistir às partidas do time do coração, o Coritiba.
“Ver meu mundo mudar tão repentinamente me desafiou não só no aspecto físico, como também no emocional”, contou ela.
Notícias emocionantes
Histórias iguais à de Ramon e Letícia emocionam. Eles e tantos outros são a prova viva da generosidade.
A cantora Michele Mabelle transformou a dor do luto pela perda repentina do pai – por um acidente vascular cerebral (AVC) – em amor. Ela autorizou a doação dos órgãos.
Michele eternizou a memória do pai com a música “Legado do Amor”: “Quando a vida se despede, um novo ciclo pode começar”. “Passei a ver a situação com um novo olhar. Como expressa a música que compusemos, a doação é uma vida que renasce e, em cada coração que bate, o legado do meu pai continua vivo”, ensinou.
Pelos dados Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), houve cerca de 26 mil transplantes de janeiro e março de 2024. Foram 6,7 mil cirurgias, das quais 1,3 mil pacientes renais.
Doar órgãos salva e transforma vidas!

Polilaminina tem formato de cruz; simbologia impressiona e viraliza
CPF passa a ser número principal de identificação no SUS
Menina autista de 4 anos, desaparecida há dias, é encontrada com vida
Brasileiro superdotado de 8 anos conquista medalha em olimpíada internacional de ciência
Betinho grava publi para bombeiros sem cobrar cachê e dá dicas sobre trilhas
Filho de merendeira é aprovado em 1º lugar em Medicina na UFCG
Empresa do cantor Jão lança cursinho gratuito para pessoas trans
Jovem que vive nas ruas salva motorista de Mercedes durante inundação em BH; vídeo
Homem viaja 22 mil km para tomar a última cerveja com amigo em estado terminal
Novo Highlander com Henry Cavill; veja primeiras imagens do remake
Brasileiros no Grammy 2026; veja indicados e como assistir neste fim de semana
Cannabis medicinal: filme sobre pai e filho precursores é lançado após regulamentação da Anvisa