Menino brasileiro de 2 anos entra para a Mensa, sociedade dos superdotados; QI 132

Com apenas 2 anos este pequeno menino brasileiro foi aceito na Mensa, a sociedade internacional dos superdotados. Paulo Alex Melo, tem QI 132 (Quociente de Inteligência) e é um dos mais jovens a entrar na instituição.
O garotinho, de Teresina, no Piauí, tem habilidades incríveis e desde cedo já mostrava que era prodígio. Pronunciou as primeiras palavras com quatro meses de idade.
Com um ano Paulo já conhecia letras e números. Hoje, aos 2 anos, fala três idiomas e faz operações matemáticas.
Nasceu com 5 meses
Paulo foi um bebê prematuro. A mãe lembra que teve complicações na gestação.
“No início tivemos vários problemas, a minha gravidez foi complexa. Tive Covid, quase tive aborto espontâneo. Paulo teve Covid com 5 meses. Hoje, ao ver ele sendo membro da Mensa, um dos mais jovens do Brasil, o sentimento é de gratidão”, disse Jordana ao g1.
E o menino que teve pressa para nascer corre a passos largos no aprendizado.
Leia mais notícia boa
- Mais 2 meninos brasileiros são aceitos na Mensa, sociedade dos superdotados do mundo
- Garoto brasileiro de 5 anos entra para o Mensa, grupo dos 150 mil gênios do mundo
- Brasil tem 4 mil superdotados identificados por entidade mundial, diz relatório da Mensa
Começou a ler com dois anos
Ele é filho da advogada Jordana Lima. Ela lembra que o filho começou a ler, escrever e soletrar palavras com apenas dois anos e sempre surpreendia a família.
Consultas e testes feitos com um neuropediatra e uma neuropsicóloga confirmaram a superdotação do garotinho.
Aí, Jordana e o marido, Jamaro Melo, apresentaram o filho à Mensa Brasil e rapidamente ele foi aceito.
O que ele faz na Mensa
Paulo já começou a interagir nos grupos, participar dos encontros e competir em olimpíadas da sociedade.
Como ainda não está na escola, são os pais que incentivam o filho a aprender português, russo, inglês e a prática de instrumentos musicais. Sempre respeitando as limitações da criança.
“Temos uma vida normal, todavia requer uma atenção a mais, como exemplo o apoio emocional, além do ensino em casa, fundamental para ele desenvolver seu potencial de forma plena e equilibrada”, disse a mãe ao g1.
O que é a Mensa
A Mensa é uma organização sem fins lucrativos presente em 100 países.
Eles trabalham para incentivar a inteligência humana para benefício da sociedade, com pesquisas, grupos de debates, competições com premiações.
A idéia é fornecer um ambiente intelectual e socialmente estimulante para os membros da sociedade dos superdotados.
A organização existe há quase 20 anos no Brasil e aceita apenas pessoas com QI acima de 98 pontos. Paulo tem 132 e faz parte do 1% da população mundial que compartilham de habilidades incríveis.
