Após denúncias de Felca, Câmara aprova aumento da pena para aliciamento de crianças na internet

O Felca conseguiu! Após denúncias dele de adultização de menores nas redes sociais, A CCJ da Câmara aprovou o aumento da pena para aliciamento de crianças e adolescentes na internet.
A proposta furou a fila de projetos e foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados nesta quarta, 13.
Agora o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, também foi convidado para participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.
O projeto aprovado
A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com a mudança, a pena de reclusão para esses crimes aumentará em 1/3, chegando a até 4 anos e multa. Atualmente, a pena é de 1 a 3 anos de reclusão e multa.
A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação da versão (substitutivo) da antiga Comissão de Seguridade Social e Família para o Projeto de Lei 2857/19, da ex-deputada Shéridan (RR). O substitutivo ampliou o escopo do texto, incluindo, além dos crimes contra crianças, aqueles contra adolescentes.
O texto segue agora para análise do Plenário, informou a Agência Câmara.
Leia mais sobre Felca
- Quem é Felca, o homem que denunciou a ‘adultização’ de crianças nas redes e obrigou políticos a se mexerem
- Influenciador Felca ganha R$ 31 mil com as lives de NPC e doa tudo para caridade
- Crianças vítimas do Zika terão indenização de R$ 50 mil e pensão vitalícia; Lei promulgada
As denúncias graves do youtuber
No último dia 6, o youtuber Felca postou um vídeo de 50 minutos denunciando casos de sexualização infantil em mídias sociais, como mostrou o Só Notícia Boa.
Em menos de uma semana, a postagem se tornou viral e acumulou 30 milhões de visualizações. As denúncias fizeram os políticos se mexerem e entrarem no assunto de uma vez por todas.
“A proposta chega para análise em boa hora, considerando o relato do youtuber Felca sobre a ‘adultização’ de crianças”, disse a deputada Laura Carneiro.
Convite a Felca
Felipe Bressanim Pereira foi convidado pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL_AM) a participar de uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.
De acordo com o parlamentar, “a infância brasileira precisa ser protegida. Não podemos admitir que crimes tão repugnantes fiquem impunes. É papel do Parlamento agir com firmeza para identificar e punir todos os responsáveis”.
Esse requerimento para a audiência foi protocolado nesta segunda (11/08) e ainda não tem data para ser apreciado pelos demais membros da comissão.
Debates agendados
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou ontem a criação de um grupo para elaborar projetos de lei sobre a segurança de crianças e adolescentes na internet.
Motta também agendou para quarta-feira (20) uma comissão geral sobre o tema.
Na mesma linha, o presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (União-BA), pediu aos parlamentares que identifiquem propostas de combate à “adultização” hoje já em tramitação no colegiado. Azi quer votá-las na terça-feira (19).
