Só Notícia Boa
Comercial

Ir a eventos com celular desligado vira tendência entre jovens da Europa e EUA; curtir amigos

Rinaldo de Oliveira
25 / 11 / 2025 às 13 : 12
Cada vez mais jovens estão indo a festas e eventos com celular desligado na Europa e EUA. Empresas e apps convidam para experiências off line - Fotos: reprodução/sofarsounds
Cada vez mais jovens estão indo a festas e eventos com celular desligado na Europa e EUA. Empresas e apps convidam para experiências off line - Fotos: reprodução/sofarsounds

Será que a moda vai pegar aqui? Na Europa e Estados Unidos, cada vez mais jovens estão indo a festas e eventos com celular desligado. E o motivo é bem legal: para ter mais tempo para curtir os amigos reais.

Uma pesquisa recente do British Standards Institution revelou que 68% dos adolescentes disseram se sentir pior quando passam muito tempo nas redes sociais, e 47% as eliminariam completamente se pudessem. E isso está acontecendo.

Agora, centenas de milhares de pessoas estão fazendo isso em eventos presenciais onde o uso de celulares é proibido ou limitado, apesar de as chamadas para as festas serem feitas pelas redes sociais. É a chamada experiência “off line”.

Comercial

Experiências “off line”

Vários locais estão criando “experiências offline” para encontros sociais e relacionamentos nos EUA e Europa.

O primeiro, o Offline Club of Europe, tem mais de meio milhão de seguidores no Instagram, um indicador que mostra o sucesso da ideia. Os integrantes do perfil se reúnem em locais por todo o continente onde os smartphones são guardados em uma caixa no início do evento. Aí todos podem aproveitar a festa, conversar, tomar um drink e conversar mais com os amigos.

Empresas como Kanso, Sofar Sounds e o aplicativo 222 estão lucrando com a desconexão das pessoas dos feeds de redes sociais. A Kanso é uma empresa de planejamento de eventos que já organizou festas sem celulares, em locais de grandes cidades como Nova York, São Francisco e Londres.

Leia mais notícia boa

Evento Unplugged

Recentemente, eles realizaram seu primeiro evento de música ao vivo sem celulares em San Diego, chamado Kanso Unplugged.

O fundador Randy Ginsberg explicou o resultado do conceito: “Logo após o evento, várias pessoas vieram me dizer que foi a melhor experiência que já tiveram em Nova York.”

“Os participantes ficaram muito além do horário previsto para o evento, e muitos fizeram amizades legais depois de se conhecerem lá. Um deles até conheceu um investidor que transferiu dinheiro para sua startup no dia seguinte.”

Os celulares dos participantes são guardados em um pequeno armário, ao qual eles podem acessar ao final do evento.

App 222

O 222 é um aplicativo gratuito (disponível apenas para iPhone) que envia convites para grupos de pessoas que se reúnem em locais públicos, incentivando seus usuários a “escolher o acaso”.

Não há perfis, mensagens diretas, deslizar para a direita ou rolar a tela. O aplicativo encontra outros usuários “selecionados” com maior probabilidade de compartilhar interesses e os convida para esses eventos públicos onde podem interagir livremente.

O aplicativo é muito bem avaliado por 3.600 usuários da Apple (4,7 de 5 estrelas), onde foi elogiado como “imperdível”, e é um organizador de eventos versátil que oferece a oportunidade de uma noite divertida, mesmo que não resulte em romance.

Sofar Sounds

A Sofar Sounds é uma empresa de shows itinerantes que conecta artistas e público por meio de experiências únicas e intimistas em 400 cidades ao redor do mundo. Os eventos não são totalmente offline ou sem celulares, mas pedem aos participantes que evitem usar seus telefones durante o show.

A Sofar envia o endereço do local menos de 24 horas antes do início, que pode ser em qualquer lugar — em apartamentos ao redor do mundo, em parques, galerias de arte, em terraços e até mesmo em uma das casas de Richard Branson.

“Não esperávamos que tivesse tanta repercussão”, disse o cofundador Rafe Offer em entrevista ao Business Insider. “As pessoas começaram a nos ligar de outras cidades dizendo que também queriam realizar eventos lá, e isso se transformou em um movimento. Fizemos um no topo de uma rampa de salto de esqui em Oslo, com vista para a cidade.”

Sem filtro nem clique

Os espaços costumam ser bem pequenos para permitir o uso de instrumentos acústicos, e pede-se que o uso do celular seja adiado até depois do show, para que todos possam se concentrar em curtir a música.

O rápido crescimento de serviços como o 222 e o Kanso prova que, mesmo com o mundo digitalizado, muita gente ainda prefere conhecer pessoas presencialmente, longe dos cliques e filtros das redes.

Cada vez mais jovens estão indo a festas e eventos com celular desligado na Europa e EUA. Empresas e apps convidam para experiências off line - Fotos: reprodução/sofarsounds
Cada vez mais jovens estão indo a festas e eventos com celular desligado na Europa e EUA. Empresas e apps convidam para experiências off line – Fotos: reprodução/sofarsounds
Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial