Educador físico ajuda na criação da 1ª liga de atletas transplantados

Atletas transplantados sim!!! Para quebrar as barreiras e os mitos que existem em torno de quem passa por um transplante, o educador físico Ramon Lima, de 40 anos, ajudou a criar a Liga Nacional de Atletas Transplantados.
A ideia surgiu em 2020, quando o próprio Ramon precisou de um transplante de rim e sentiu como é a vida após a cirurgia.
“Foi preciso superar limites e medos. Apenas depois de conhecer atletas transplantados percebi que poderia percorrer o caminho do esporte, que já fazia parte de mim”, revelou.
Vida comum após o transplante
Entre 2010 e 2020, 124.730 brasileiros e brasileiras receberam transplantes de órgãos, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.
Após o transplante, o paciente precisa passar por um processo de acompanhamento para saber se o organismo vai se acostumar com o novo órgão, sem rejeição.
Algumas pessoas conseguem passar tão bem por esse processo que podem retornar a uma vida comum.
O esporte, então, passa a fazer parte da rotina e, como defende Ramon, essas pessoas podem sim treinar e competir.
Incentivar práticas esportivas
E foi acreditando nisso que o educador físico passou a incentivar pacientes à prática esportiva.
“Vi no esporte uma maneira de divulgar a doação de órgãos e desmistificar a ideia de que transplantado é alguém com muitas restrições e que não pode se exercitar”, explicou Ramon.
Ramon já formou as primeiras equipes e quer levá-las a competições. E ele pretende reunir ainda mais atletas que são transplantados.
As competições
Para as competições, que são realizadas no Brasil, a Liga estabelece que podem participar atletas entre 4 e 80 anos, que tenham sido transplantados há pelo menos um ano.
Na inscrição, o atleta precisa estar clinicamente apto e ser treinado para os eventos.
Um dos novos desafios é representar o Brasil no World Transplant Games, uma espécie de Jogos Olímpicos para atletas transplantados. O evento vai ocorrer em abril de 2023, em Perth, na Austrália.
“Sempre pratiquei esportes. A partir da descoberta dos jogos voltados ao público que recebeu um órgão, senti vontade de competir e mostrar que os transplantados têm condições físicas de disputar eventos esportivos”, explica o professor.
Melhorar a doação de órgãos
“Hoje não vejo meu dia a dia sem atividade física e sem pensar em como melhorar a divulgação da doação de órgãos”
Para o mundial, Ramon pretende levar atletas que representarão o Brasil no Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Dardos, Golf, Boliche na grama, Petanca, Corrida de rua, Futebol de Seis, Sprint Triathlon, Squash, Natação, Tênis de mesa, Boliche, Tênis e Vôlei.
Para ir aos eventos, a liga não tem apoiadores, nem recursos financeiros. É o atleta quem banca todos os custos.
Alguns, inclusive, fazem campanhas de arrecadação online, para que outras pessoas ajudem nas despesas.
 
    Com informações de Novini

 Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara