Só Notícia Boa
Comercial

Notícia boa: a lei da ação e reação

Rinaldo de Oliveira
03 / 08 / 2011 às 00 : 00
urubu
urubu

Há quem chame jornalistas de “bando de urubus”.  Já aconteceu comigo há anos,  na saudosa TV Manchete.

Durante a cobertura do velório de um motorista de ônibus, morto durante assalto, familiares gritavam a frase para repórteres e cinegrafistas que trabalhavam do outro lado da rua.

Comercial

A frase marcou tanto que guardo até hoje, 20 anos depois….

Mas apesar de “o sangue escorrer” em boa parte dos jornais e telejornais, não acredito que todo jornalista goste de dar notícia ruim. Arrisco dizer até que a maioria, se pudesse, preferiria dar informações positivas, para enriquecer o leitor / telespectador / ouvinte.

Bons tempos aqueles em que trabalhei na TV Cultura de São Paulo, onde a cobertura de “crimes por crimes” era simplesmente proibida.

Matérias de violência só eram aprovadas pela direção se além do crime mostrasse também um foco diferenciado, que levasse à reflexão e pudesse ensinar algo de bom para o telespectador. Chique não?

O interesse em espalhar boas notícias vem também da comparação de uma crença: não dizem que dinheiro chama dinheiro ? Por que seria diferente com notícia boa? Notícia boa não pode atrair outras notícias boas?

Lembra do “Princípio de Newton”, a chamada “Lei da Ação e Reação”?  “Uma força não pode exercer uma ação, sem, no mesmo instante, gerar uma reação igual e diretamente oposta”.

Pra quem é espiritualista falo da Lei do Retorno, ou da Consequência: “voce colhe o que planta e recebe de volta o que dá aos outros”.

Para católicos e evagélicos cito um trecho da Bíblia:  Lucas o Apóstolo, disse: “Dai e dar-se-vos-á”. (6:38).

Tantas explicações clássicas pra te fazer uma proposta simples: vamos espalhar boas notícias por aí, pra ver o que nos acontece?

Bem vindo ao nosso site! Se gostar, compartilhe ! 

Rinaldo de Oliveira

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial